25 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Geddel é alvo de operação da PF que investiga fraude na Caixa
Notícias

Geddel é alvo de operação da PF que investiga fraude na Caixa

Gedell

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 13, a Operação Cui Bono para investigar um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica entre os anos de 2011 e 2013. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) é alvo da ação.

Policiais federais cumpriram buscas em um imóvel do peemedebista no edifício Pedra do Valle, na rua Plínio Moscoso, no Jardim Apipema, em Salvador. O ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado. Também são cumpridos mandados em outros endereços na Bahia, em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal.

A ação foi deflagrada a partir de informações encontradas em um celular em desuso que foi achado na residência oficial do presidente da Câmara, quando o imóvel era ocupado pelo deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB). A apreensão aconteceu durante a Operação Cantilinárias, deflagrada em dezembro de 2015.

A PF informou que “extraiu uma intensa troca de mensagens eletrônicas entre o presidente da Câmara à época e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal de Pessoa Jurídica entre 2011 e 2013”. As mensagens indicavam uma possível obtenção de vantagens indevidas pelos investigados a partir da liberação de crédito para grandes empresas.

A partir destes indícios, a PF iniciou a investigação. O processo tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi transferido para a Justiça Federal do DF, já que os investigados – Cunha e Geddel – perderam o foro privilegiado.

O esquema teve a participação de funcionários da Caixa, empresários, dirigentes do setor frigorífico, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários e do mercado financeiro.

São investigados os crimes de corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro.

Nome da ação

A operação foi batizada de Cui Bono em referência à expressão latina que traduzida significa “a quem beneficia”. A frase, atribuída ao cônsul Romano Lúcio Cássio Ravila, é usada por investigadores com o sentido de sugerir que um possível beneficiado por um crime pode ajudar a revelar o responsável por um delito maior.

Gedell 1

Policiais estão na casa de Geddel, no Jardim Apipema (Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE)

Posts relacionados

Partidos têm “primo rico” e “primo pobre”

Redação Remanso News

Rui Costa fará minireforma na próxima semana

Redação Remanso News

Bandidos causam terror mais uma vez em assalto a banco no Piauí

Redação Remanso News

Sari Corte Real vira ré e tem dez dias para apresentar defesa

Redação Remanso News

BRUTAL! Mulher espera marido dormir e bota fogo no corpo dele depois de discussão

Redação Remanso News

Notícias da Cidade: Festa da Padroeira de Remanso 2018, confira a Programação

Redação Remanso News

Deixe um comentário