30.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Registrado primeiro medicamento à base de maconha no Brasil
Brasil

Registrado primeiro medicamento à base de maconha no Brasil

maconha-externa-300x250e

A Anvisa( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a produção brasileira do primeiro medicamento a base de Cannabis Sativa, a maconha. O Mevatyl spray, que é tarja preta, será fabricado pela GW Pharma Limited e distribuído pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda.

Segundo a Anvisa, o Metavyl só poderá ter no máximo 30 miligramas do derivado da maconha por mililitro, conforme incluído em 22 de novembro de 2016. Os medicamentos com concentração maior que a permitida continuarão proibidos no Brasil.

O novo medicamento Mevatyl®, registrado em outros países com o nome comercial Sativex®, é indicado para o tratamento sintomático da espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla, sendo destinado a pacientes adultos não responsivos a outros medicamentos antiespásticos e que demonstram melhoria clinicamente significativa dos sintomas relacionados à espasticidade durante um período inicial de tratamento com o Mevatyl®. O medicamento é destinado ao uso em adição à medicação antiespástica atual do paciente e está aprovado em outros 28 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça e Israel.

Mevatyl® não é indicado para o tratamento de epilepsia, pois o THC, uma de suas substâncias ativas, possui potencial de causar agravamento de crises epiléticas. O medicamento também não é recomendado para uso em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade devido à ausência de dados de segurança e eficácia para pacientes nesta faixa etária.

Conforme dados de estudos clínicos realizados com Mevatyl® a ocorrência de dependência com o seu uso é improvável. Mevatyl® será comercializado com tarja preta em sua rotulagem e a sua dispensação ficará sujeita a prescrição médica por meio de notificação de receita A prevista na Portaria SVS/MS nº 344/1998 e de Termo de Consentimento Informado ao Paciente.

O medicamento será fabricado por GW Pharma Limited – Reino Unido, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda., localizada em São Paulo (SP). Maiores detalhes podem ser obtidos por meio da Nota Técnica elaborada pela área de registro de medicamentos específicos, GMESP/GGMED.

Fonte: Com informações da Anvisa

Posts relacionados

Moro: Justiça Eleitoral não está apta a julgar crime de corrupção

Redação Remanso News

Governo acaba com programa que foi vitrine em eleição

Redação Remanso News

Brasil bate recorde de denúncias de trabalho escravo, diz ministério

Redação Remanso News

Guedes diz que anunciará três ou quatro privatizações em até 60 dias

Redação Remanso News

Governo autoriza reajuste de quase 11% nos preços dos remédios

Redação Remanso News

Cubanas do Mais Médicos pedem ajuda à OAB para conseguir refúgio no Brasil

Redação Remanso News

Deixe um comentário