26.1 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Casa Nova
  • Parque Eólico Casa Nova I: Desperdício, abandono e falta de planejamento
Casa Nova Geral Petrolina

Parque Eólico Casa Nova I: Desperdício, abandono e falta de planejamento

Em agosto de 2014, 400 funcionários remanescentes das empresas TEC, DOIS A, CGE, Construcel e IM, todas subcontratadas pela IMPSA Wind, realizaram a última manifestação tentando receber salários atrasados e as indenizações devidas pelo tempo trabalhado na construção do Parque Eólico Casa Nova I, de propriedade da CHESF e com previsão para a construção de 120 torres, a um custo estimado inicial de 850 milhões de reais (veja aqui).

Hoje, 07 de abril de 2017, quase três anos depois, o representante da CHESF, Luiz Carlos Santos, admitiu que “estamos realizando estudos para retomar as obras”, ou seja, não havia estudo, nem viabilidade em um projeto eivado de irregularidades desde o início. Sobre as linhas de transmissão, que irão servir para a distribuição da energia gerada pelos Parques Casa II e III, “as obras estão sendo retomadas, mas ainda faltam 17 quilômetros”. Sobre as irregularidades, “não tem conhecimento”.

Com 30 torres construídas, do total de 120; sem linhas de transmissão finalizadas, abandonado e sendo dilapidado diariamente, enferrujando, com equipamentos ainda armazenados em Recife e em outros portos, uma investigação policial em curso e centenas de reclamações trabalhistas, sem pagar o arrendamento das áreas ocupadas pelas torres, o Parque Eólico Casa Nova I é um monumento ao desperdício do dinheiro público.

A IMPSA Wind, a empresa argentina contratada pela CHESF, está em fase de “recuperação judicial”, as outras pequenas empreiteiras, as “gatas, sumiram. Ainda segundo Luiz Carlos Santos “hoje a CHESF não pode nem adentrar no canteiro de obras do Parque Casa Nova I”.

Em 2 de setembro de 2014 o superintendente de Projetos e Construção de Geração da CHESF, Ruy Barbosa Pinto Júnior, ofereceu um almoço aos jornalistas, no Quality Hotel, orla 2 de Petrolina, quando afirmou ser o Parque Eólico de Casa Nova “um projeto 100% CHESF”, com 3 parques com capacidade instalada de 180, 28 e 26 megawatts, respectivamente, totalizando 234 megawatts, garantindo que a primeira etapa seria inaugurada em janeiro de 2015. Além das promessas da CHESF, os sonhos de mais emprego, as promessas de energia mais barata e mais renda para os municípios, assim como 600 milhões de reais, também foram levados pelo vento.
Por Manoel Leão

Posts relacionados

“Nós vamos ficar com a morte e a doença”: Em Sento Sé (BA), comunidades ribeirinhas temem empreendimento de mineração

Redação Remanso News

Confira o que abre e o que fecha no feriadão do Natal em Petrolina e Juazeiro

Redação Remanso News

Desembargador do TJ nega execução de pena de ex-prefeito de Juazeiro

Redação Remanso News

Polícia Militar evita possível ataque a carro-forte e apreende explosivos em Casa Nova

Redação Remanso News

Seca e calor não darão trégua aos moradores de Remanso, Juazeiro e Petrolina

Redação Remanso News

Casa Nova: Prevenção e combate à dengue se estende ao distrito do Pau a Pique

Redação Remanso News

Deixe um comentário