24.8 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Mais de 7 mil baianos já foram beneficiados pelo mutirão de cirurgias
Bahia

Mais de 7 mil baianos já foram beneficiados pelo mutirão de cirurgias

Iniciado em setembro de 2016, o Mutirão de Cirurgias, iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado, já proporcionou a mais de 7 mil baianos de 213 municípios a realização de cirurgias que alguns aguardavam há anos. São procedimentos cirúrgicos de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica; histerectomia e colecistectomia (vesícula). O objetivo é auxiliar na redução da fila de espera, atendendo aos pacientes com agilidade e cuidado.

No Extremo-Sul da Bahia, uma das beneficiadas foi a moradora de Santa Cruz de Cabrália, Dinah Santos Souto. Ela passou por uma cirurgia de hérnia na etapa de Porto Seguro. Segundo Dinah, o problema foi diagnosticado em 2010. “Já tinha procurado atendimento outras vezes, mas não dava encaminhamento. Com o mutirão consegui fazer a cirurgia rapidamente. Desde o pré-operatório até depois do procedimento fui muito bem tratada e orientada pelos profissionais”, afirma Dinah, que ainda fala que o problema de saúde, antes da cirurgia, incomodava muito.

Eliana Xavier de Souza, de Várzea da Roça, foi uma das atendidas na etapa realizada em Jacobina do dia 12 a 14 de junho. Ela conta que descobriu a necessidade de fazer uma cirurgia para retirada de vesícula em um exame de rotina. “Já tenho histórico na família, então me preocupo bastante com a prevenção. Já estava com o diagnóstico e fiquei sabendo por uma rede social que teria o Mutirão. Na mesma hora decidi que viria para Jacobina para agendar a minha cirurgia, que será no dia 24 de julho”, conta ela, que ainda descobriu nos exames pré-operatórios ter uma hérnia, que será operada no mesmo dia.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que o atendimento oferecido no Mutirão de Cirurgias é integral, com a realização de exames e consultas pré-operatórias até o pós-operatório, com a garantia de dispensação dos medicamentos necessários para a recuperação completa do paciente. “Mais importante que os números, é a possibilidade de devolução da qualidade de vida a cada um que é atendido no Mutirão. Alguns deixam até mesmo de fazer coisas simples no dia a dia por conta dos problemas de saúde. Essa ação tem conseguido trazer de volta a alegria não só dos pacientes, mas também dos familiares”, afirma o Secretário.

As próximas etapas do mutirão já estão sendo planejadas. As datas e os locais de atendimento serão divulgados no site:

http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br
Ascom Sesab

Posts relacionados

Movimento dos trabalhadores rurais sem terra-MST realizará 30º encontro estadual na quarta-feira 10

Redação Remanso News

Quarto suspeito de participar de assalto a casa de ex-governador César Borges é preso

Redação Remanso News

MP-BA pede remoção de vídeos com Desafio do Momo que ensina crianças a suicidarem

Redação Remanso News

Deputado Estadual Paulo Rangel pode ser o Nome do PT para Vaga de Conselheiro do TCE

Redação Remanso News

74° CIPM- Prende dois suspeitos com drogas em Juazeiro

Redação Remanso News

Bahia emite alerta contra dengue após número de casos da doença subir 94%

Redação Remanso News

Deixe um comentário