29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Daniel Almeida: Lógica do ‘distritão’ anula os partidos políticos PB
Destaque

Daniel Almeida: Lógica do ‘distritão’ anula os partidos políticos PB

A reforma política é uma das principais pautas na Câmara dos Deputados, desde a volta dos trabalhos legislativos do segundo semestre. Na última quinta-feira (10/08), a comissão que analisa a matéria na Casa aprovou uma emenda ao texto-base da proposta para incluir um novo sistema eleitoral, que vem sendo chamado de ‘distritão’, para acabar com as eleições proporcionais já a partir do ano que vem.

Se aprovado, o sistema ‘distritão’ considerará a votação majoritária para a eleição de deputados – federais e estaduais – e vereadores, eliminando a possibilidade de distribuição dos votos dos candidatos mais votados entre o partido ou coligações. Na avaliação do deputado federal Daniel Almeida, o sexto mais votado na Bahia em 2014, o sistema é prejudicial aos partidos.

“Nós combatemos [esse sistema] de forma veemente porque o ‘distritão’ é justamente para anular os partidos políticos e reforçar o personalismo, não permitindo uma aglutinação em torno de ideias, em torno de programa, dificultando até a governabilidade”, defendeu Daniel. Apesar das críticas, o modelo é o que tem ganhado mais força entre as mudanças da reforma.

No entanto, Daniel acredita que, apesar das mobilizações em torno da pauta, “é possível derrotá-la e derrotar o [distritão] misto, que é um outro sistema que tentam importar, tendo como referência o modelo alemão e que anula os partidos políticos e dificulta a distribuição de forma mais proporcional. Não acho que a matéria consiga os 3/5 dos votos necessários para ser aprovada”.

Além do distritão, a reforma política também pretende acabar com as coligações, estabelecer uma cláusula de desempenho para os partidos, criar um fundo público para o financiamento de campanhas (intercalado com doações de pessoas físicas de até dez salários mínimos) e instituir a Federação de Partidos Políticos.

Por Erikson Walla

Comunicação PCdoB-BA

 

Posts relacionados

PI: Museu da Natureza já recebeu mais de 10 mil visitas em 2 meses

Redação Remanso News

Remanso: Zé Filho 55 reúne uma verdadeira multidão em seu último Comício de enceramento da Campanha

Redação Remanso News

Justiça libera R$ 3,4 bi para pagar dívida com 44 mil aposentados

Redação Remanso News

Abertas inscrições do Fies

Redação Remanso News

Reforma da Previdência vai afetar mais quem tem até 50 anos

Redação Remanso News

Secretaria de agricultura e pesca e prefeitura de Remanso vão construir cisternas e barreiros no interior do município

Redação Remanso News

Deixe um comentário