25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Fiocruz descobre que pernilongo pode ser transmissor do vírus Zika
Brasil

Fiocruz descobre que pernilongo pode ser transmissor do vírus Zika

O genoma do vírus Zika, coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex, foi sequenciado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Com o sequenciamento, foi descoberto que o vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal, o que indicaria, segundo a instituição, que o pernilongo pode ser um dos transmissores do vírus Zika.

Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (9) na revista Emerging microbes & infections, do grupo Nature. O artigo é intitulado “Zika virus replication in the mosquito Culex quinquefasciatus in Brazil” e pode ser encontrado na íntegra na internet.

Os mosquitos do gênero Culex foram colhidos na Região Metropolitana do Recife, já infectados. A equipe do Departamento de Entomologia da instituição conseguiu, então, comprovar em laboratório que o vírus consegue se replicar dentro do mosquito e chegar até a glândula salivar. Foi fotografado por microscopia eletrônica, também pela primeira vez, a formação de partículas virais do Zika na glândula do inseto.

Também foi comprovada a presença de partículas do vírus na saliva expelida do Culex, coletadas pelos cientistas. De acordo com a Fiocruz, o artigo “demonstra” a possibilidade de transmissão do vírus Zika por meio do pernilongo na cidade. Será analisado agora “o conjunto de suas características fisiológicas e comportamentais, no ambiente natural, para entender o papel e a importância dessa espécie na transmissão do vírus Zika”, como informou a instituição em seu comunicado.

O genoma do zika já havia sido sequenciado em 2016 pelo Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco, em parceria com pesquisadores da Universidade de Glasgow, mas na ocasião foi usada uma amostra humana. Esse sequenciamento é uma espécie de mapa de cada gene que forma o DNA do vírus. Agora, pela primeira vez no mundo, o mapeamento é feito a partir do mosquito.

(Com informações da Agência Brasil)

Posts relacionados

STJ nega recurso para que Lula seja solto e possa disputar eleição

Redação Remanso News

Governo começa a definir municípios que vão receber Cartão Reforma

Redação Remanso News

Moro: Justiça Eleitoral não está apta a julgar crime de corrupção

Redação Remanso News

Nova identidade unificada estará disponível em julho

Redação Remanso News

Pela 1ª vez na história, cerimônia de posse presidencial pode ter culto ecumênico

Redação Remanso News

População estará imunizada contra covid até o fim do ano, diz ministro

Redação Remanso News

Deixe um comentário