29.1 C
Remanso, BR
30 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Crise faz prefeitos fecharem as portas e buscar ajuda na assembleia nesta quinta (26)
Geral

Crise faz prefeitos fecharem as portas e buscar ajuda na assembleia nesta quinta (26)

Movimento Pró-Município chama atenção para queda de receita e situação financeira

Após reunião entre a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Consultivo da UPB – Presidentes de Associações e Presidentes dos Consórcios, quinta-feira (19), ficou decidido que os prefeitos baianos realizarão uma grande mobilização na próxima quinta-feira (26) – as prefeituras do estado fecharão as portas, mas os serviços essenciais serão mantidos.

A paralisação acontecerá o Movimento Pró-Município, na qual os prefeitos sairão da sede da UPB, às 8h, caminhando em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública. O movimento, que também acontece em todos os estados do Brasil, tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O Movimento Pró-Município tem como principal objetivo chamar a atenção dos poderes estadual e federal para a grande crise financeira, que assola as prefeituras. “Agora é a hora. Vamos sair às 8h da manhã, da porta da UPB. Contamos com a adesão de todos. Esse é um movimento dos municípios. Tenho certeza que sairá resultado desta ação”, convocou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Logo após a marcha, na quinta-feira, dia 26, acontece uma audiência pública com a pauta municipalista. Serão convidados os 39 Deputados Federais da Bahia e os três senadores do Estado: Lídice da Mata, Otto Alencar e Roberto Muniz.

Questões prioritárias foram definidas pelos gestores. Na pauta estadual estão os repasses em atraso da saúde, transporte escolar e assistência social; divisão dos royalties do petróleo com os municípios; implementação da Lei de Incentivo à Cultura no interior da Bahia e a revisão do cálculo do IPVA. Na pauta federal a redução de quase 100% no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que atinge diretamente os CRAS e CREAS.
Ascom UPB

Posts relacionados

Produtos da agricultura familiar do semiárido baiano conquistam mercado europeu

Redação Remanso News

Prefeito Zé Filho e o Senador Otto Alencar Conseguem Juntamente com o DNIT asfalto novo para Avenidas de Remanso

Redação Remanso News

Marcelo das Loterias Paraíba entrega cestas básicas para famílias carentes em Remanso

Redação Remanso News

Papa Francisco diz em carta temer guerra pela água ainda neste século

Redação Remanso News

Sistema de notificação de doenças de animais começa nesta quinta-feira (02)

Redação Remanso News

MEC divulga locais de prova do Enem nesta quarta-feira, às 15h

Redação Remanso News

Deixe um comentário