28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
Saúde é vida

Você tem bruxismo? Saiba como evitar o problema

O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.

O que causa o problema?

O bruxismo pode ocorrer devido ao estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia a dia. O estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos. Os fatores internos podem ser os alimentos que você consome, seu nível de preparo físico, sua estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e o número de horas que você dorme todas as noites. Os fatores externos relacionados com o estresse psicológico têm a ver com o ambiente em que você vive, sua interação com as pessoas quando está em casa e a maneira em que você enfrenta os desafios do cotidiano.

As consequências do bruxismo são:

•Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;

•Quebra dos dentes e próteses;

•Sensibilidade dentinária;

•Dor e mobilidade dos dentes;

•Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;

•Dor de cabeça;

•Fadiga facial geral;

•Dor na articulação temporomandibular

Tratamento

Os portadores de bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista para determinar a causa do problema. O profissional pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. É indicado afastar-se de alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool. Evitar mastigar com muita força e pedir ao especialista ou cirurgião maxilofacial que lhe indique alguns exercícios para relaxar os músculos maxilares durante o dia também são dicas. Se seu caso dor de um bruxismo for mais severo, o especialista pode recomendar o uso de placa oclusal, assim como prescrever medicamentos para que você relaxe ou durma melhor.

Colgate

Posts relacionados

Depressão: O Mal do Século!

Redação Remanso News

Os 10 hábitos que precisam ser mudados para ganhar mais tempo de vida

Redação Remanso News

Chá verde, de alho e gengibre ajudam no sistema imunológico; veja receitas

Redação Remanso News

Cãibra pode ser sinal de Doença Arterial Obstrutiva Periférica

Redação Remanso News

Estudo encerra debate sobre eficácia dos antidepressivos: eles funcionam

Redação Remanso News

Depressão e falta de suporte na adolescência têm levado muitos jovens ao suicídio

Redação Remanso News

Deixe um comentário