26.8 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • MEC prevê prejuízo para quem desrespeitar direitos humanos no Enem
Destaque

MEC prevê prejuízo para quem desrespeitar direitos humanos no Enem

Apesar da Justiça ter proibido que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja zerada por quem desrespeite os direitos humanos, o ministro da Educação Mendonça Filho disse nesta quarta-feira, 1º, que o candidato que tiver essa postura será prejudicado. Isso é possível porque uma das cinco competências avaliadas na correção prevê a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que esse item do edital não foi alterado pela Justiça. “Ao mesmo tempo, jamais um ente como o MEC ou o Inep, em uma avaliação, pode aceitar teses que defendam por exemplo o holocausto, apartheid, a segregação racial, a discriminação do ponto de vista religioso, de raça”, disse Mendonça Filho.

Por isso, ele recomenda que os mais de 6,7 milhões de candidatos que vão fazer o exame neste domingo, 5, respeitem os direitos humanos. Até porque, o MEC ainda não foi notificado da proibição de zerar a prova. Se isso não ocorrer até domingo, a prova será corrigida conforme o edital, portanto, prevendo que a redação pode ser zerada.

Caso o MEC seja notificado, o órgão pretende recorrer. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 84.236 dos 8,6 milhões de inscritos no Enem de 2016 tiveram as redações anuladas, sendo que 4.798 dos casos foram por ter desrespeitado os direitos humanos. Na ocasião, o tema proposto falava da intolerância religiosa.

A Tarde

Posts relacionados

Procuradoria reitera acusação de que Lula e Delcídio obstruíram Lava Jato

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lourdes: 1ª Exposição e Feira de animais da fazenda Lagoa De Cima II

Redação Remanso News

TCU dá mais 30 dias para Dilma se defender sobre contas de 2015

Redação Remanso News

Lula poderá ser preso em abril

Redação Remanso News

Polícia Civil De Juazeiro Deflagra A Operação “Fechados” Contra Autores De Homicídios Em Juazeiro E Apreende Artefatos De Explosivos

Redação Remanso News

Falso Médico, Natural De Senhor Do Bonfim, É Preso Na Sede Do Conselho Regional De Medicina Da Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário