26.8 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
Saúde é vida

Bons motivos para beber água

Passado o Natal e os excessos da ceia, a dica de saúde do IMIP para se preparar para a virada do ano e para as férias de janeiro é beber água. A água regula as funções do organismo, hidrata a pele e os cabelos, evita cálculos renais e controla a saciedade.

O consumo adequado contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele. Além disso, a água estimula o intestino que elimina toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele. Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.

Veja abaixo 7 razões para você beber água. O ideal é que sejam consumidos 2 litros por dia.

1- Melhora a digestão
A água ajuda na formação das enzimas, as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo. Além disso, ela é necessária para a produção da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2- Reduz o inchaço
Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3- Regula a temperatura do corpo
Para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias.

4- Desintoxica e evita a celulite
A maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas acumulam-se no organismo. Uma de suas decorrências mais comuns é a formação de celulite. Para evitar o problema, beba dois litros de água por dia, e promova uma verdadeira faxina no seu organismo. Mas atenção: para prevenir os indesejáveis furinhos, siga também uma dieta balanceada e pratique exercícios.

5- Protege de infecções
A água presente no sangue favorece o transporte dos nutrientes, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

6- Diminui a fome
As fibras solúveis presentes, por exemplo, nas frutas e na aveia, incham em contato com a água – como se fossem esponjas – e causam a sensação de saciedade.

7- Melhora a absorção dos nutrientes
A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por levar energia para nossas células. Se a ingestão de água é baixa, as células absorvem menos nutrientes e trabalham mal.
Por Anna Monteiro

Posts relacionados

2 receitas de café da manhã para dar energia ao seu treino

Redação Remanso News

O ‘vilão’ apontado pelos médicos como principal causa da epidemia de obesidade

Redação Remanso News

Você tem algum distúrbio de ansiedade?

Redação Remanso News

Conheça os sinais ignorados antes de um infarto, segundo estudo realizado

Redação Remanso News

Banana previne câimbras e ajuda a diminuir o estresse

Redação Remanso News

Casos de pedra nos rins aumentam durante meses quentes

Redação Remanso News

Deixe um comentário