O valor foi creditado nesta sexta-feira (04/01/2019). Sobre a gratificação a Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, diz que é “plenamente justificável”: “Temos índices de produtividade, de controle de endemias como dengue e outras, com melhoras significativas. OS ACS e ACE são os primeiros profissionais de saúde a irem de encontro às famílias em seus domicílios levando uma mensagem de saúde, uma orientação, eliminação de riscos à saúde das famílias com trabalho preventivo. Têm um papel indispensável no processo de construção de saúde pública”.

Maria de Lourdes cita dois indicadores que “por si só” justificariam a gratificação: “Saímos do mapa de alto risco da dengue na Bahia e reduzimos, em menos de dois anos o índice de mortalidade infantil. São vidas salvas em função do trabalho preventivo de nossas equipes de saúde”.

Para o prefeito os agentes, os ACS e ACE que atuam em campo com visitas domiciliar, “têm papel ímpar como elo da população com a saúde pública” e merecem todo incentivo e melhoria de condições de trabalho que nossos recursos possam oferecer, lembrando que os recursos da gratificação aos ACE “são recursos próprios”.

O emocionado discurso da Secretária Maria de Lourdes atesta a importância da gratificação para a categoria: “”Eu vesti por 15 anos essa farda de soldado da saúde que sempre foi minha segunda pele, sei o quanto lutamos por um reconhecimento das administrações públicas, uma valorização por nossa profissão, onde muitas vezes parecíamos invisíveis aos olhos de todos, ninguém mais que eu posso saber o quanto essa ação do prefeito Wilker Torres é importante para ambas às categorias. Em nome das duas equipes parabenizo e agradeço com louvor na alma esse gesto de reconhecimento e ofereço essa conquista a minha eterna companheira de jornada a saudosa Anamarcia Silva Rodrigues e partiu sem antes colheremos esse fruto”.

Ascom PMCN