29.1 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Comandante do Exército participa de evento com desfile militar e alusão ao golpe de 64
Destaque

Comandante do Exército participa de evento com desfile militar e alusão ao golpe de 64

O comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, participou nesta sexta-feira (29) de uma solenidade no Comando Militar do Planalto, em Brasília, em que foi feita a leitura da Ordem do Dia em referência a 31 de março de 1964, quando teve início a ditadura militar no Brasil que perdurou por 21 anos.

A leitura da Ordem do Dia foi uma determinação do presidente Jair Bolsonaro. O documento, assinado pela cúpula das Forças Armadas e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, foi lido na íntegra nesta sexta por uma civil: Roberta Vieira, servidora civil do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB).

Na solenidade, também houve o canto do Hino Nacional e um desfile de apresentação das tropas. A cerimônia durou pouco menos de 30 minutos.

Um dos trechos do texto diz: “As Forças Armadas participam da história da nossa gente, sempre alinhadas com as suas legítimas aspirações. O 31 de março de 1964 foi um episódio simbólico dessa identificação”.

O documento assinado não classifica o regime militar como uma ditadura oriunda de um golpe. De acordo com a Defesa, a ordem do dia deverá ser lida nas unidades militares “em atividades rotineiras” até esta sexta.

‘Comemorações devidas’

Na segunda-feira (25), o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, havia afirmado que a determinação ao Ministério da Defesa era para que fossem feitas as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe que derrubou o então presidente João Goulart e deu início à ditadura militar.

Na quinta-feira (28), Bolsonaro afirmou que o documento não teve o objetivo de “comemorar” o golpe. A intenção, segundo ele próprio, era “rememorar” o fato e identificar pontos corretos e errados para o “bem do Brasil no futuro”.

Nesta sexta, no Comando Militar do Planalto, ao anunciar que o evento teria início em seguida, o mestre de cerimônias disse que se tratava de uma solenidade “em comemoração do 55º ano do movimento cívico-militar de 31 de março de 1964”.

Já com a solenidade iniciada, o mestre de cerimônias afirmou que o ato tinha como finalidade “relembrar o 55º aniversário do movimento cívico-militar de 31 de março de 1964”.

Na terça-feira (26), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal afirmou que a comemoração do golpe militar de 1964 merece “repúdio social e político” e pode configurar improbidade administrativa.

“Festejar a ditadura é […] festejar um regime inconstitucional e responsável por graves crimes de violação aos direitos humanos. Essa iniciativa soa como apologia à prática de atrocidades massivas e, portanto, merece repúdio social e político, sem prejuízo das repercussões jurídicas”, diz a nota do MPF divulgada na terça.

A Defensoria Pública da União (DPU) chegou a pedir que a Justiça Federal em Brasília proibisse o governo federal de comemorar o golpe militar de 1964 e que impedisse a União de utilizar dinheiro público para esta finalidade, sob pena de multa.

Fonte: G1

Posts relacionados

Aneel aprova novo empréstimo bancário de R$ 10,5 bi ao setor elétrico; consumidor paga

Redação Remanso News

A Igreja Crista Evangélica promove 1° Festival de Louvor em Remanso

Redação Remanso News

Desempregados tentam salvar o ano trabalhando pela 1ª vez de papai noel

Redação Remanso News

Zé Filho e Prefeitos do território do são Francisco discutem planejamento para execução de serviços de manutenção de estradas

Redação Remanso News

Justiça determina que professor não pode dar mais de seis aulas por dia em uma mesma escola

Redação Remanso News

Feijão, arroz, café, açúcar, óleo de soja e manteiga tiveram forte aumento no ano de 2016

Redação Remanso News

Deixe um comentário