30.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Petrolina
  • Petrolina: morte de grande número de abelhas leva MPPE a instaurar inquérito para descobrir as causas
Petrolina

Petrolina: morte de grande número de abelhas leva MPPE a instaurar inquérito para descobrir as causas

Após ser constatado que um grande número de abelhas nos criadores de abelhas da região de Petrolina estão aparecendo mortos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para investigar as causas.

Uma das causas prováveis do aumento da mortalidade coletiva das abelhas, nas proximidades de área de irrigação, é a utilização de agrotóxicos. Segundo as primeiras análises do Centro de Manejo de Fauna da Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Cemafauna – Univasf), existe a presença de substâncias químicas nas áreas cuticulares (pele) de abelhas que têm correlação com os pesticidas usados em lavouras agrícolas.

A nota técnica que o Cemafauna enviou ao MPPE concluiu que as análises toxicológicas feitas em matrizes de abelhas africanizadas apresentaram altos níveis de agrotóxicos com frequência de contaminação de cerca de 70% das substâncias fipronil, tiametoxam, dinotefuran, imidaclopride, nitenpiram, acetamipride e tiaclopride.

Além dos agrotóxicos, outras causas prováveis apontadas inicialmente como responsáveis pela morte dos insetos seriam as mudanças climáticas e a supressão da vegetação. Até o final deste ano, a equipe técnica do Cemafauna irá divulgar um relatório conclusivo sobre o caso.

Até lá, a promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti promoverá reuniões com produtores rurais do Vale de São Francisco e estabelecerá trabalhos educativos para minimizar as mortes e o impacto delas na produção de fruticultura local, que é de grande importância econômica para a região.

A preocupação do MPPE deve-se também pelas abelhas serem responsáveis pela polinização das plantas e que seu declínio pode levar à extinção de plantas e animais, provocando mudanças na paisagem e nas funções do ecossistema. Além da polinização e da importância para a fruticultura, o Vale do São Francisco é o segundo produtor de mel do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul.

Preto no Branco

Posts relacionados

UPAE de Petrolina informa: Pessoas com deficiência devem se inscrever no site do IMIP para cadastro de reserva de emprego

Redação Remanso News

33 Anos de tradição: vaquejada de Petrolina será neste fim de semana no parque Geraldo Estrela

Redação Remanso News

Mandado de prisão de suspeito de ter apagado imagens de câmeras do Colégio Auxiliadora deve ser efetuado nesta quinta-feira

Redação Remanso News

LDO 2022: Petrolinenses vão poder acompanhar audiência pública que ocorrerá na Câmara de Vereadores pela internet

Redação Remanso News

Produtores De Frutas Do Vale Do São Francisco Acreditam Em Uma Solução Para Impasse Com O STTAR

Redação Remanso News

Desvio da BR 235 (Remanso – Petrolina) está passando veículos Normalmente

Redação Remanso News

Deixe um comentário