28.3 C
Remanso, BR
2 de junho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Cidadão pode solicitar RG expresso pela internet
Bahia

Cidadão pode solicitar RG expresso pela internet

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Uma parceria entre o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) permite, desde o mês de outubro, que o baiano reimprima o documento de identidade, emitido há no máximo dois anos, ao invés de tirar uma nova via. O RG Expresso pode ser solicitado pelo próprio cidadão ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) por meio do aplicativo móvel ou portal do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Digital. O prazo de recebimento é de até cinco dias úteis após o pagamento da taxa de R$ 37,77.

“O cidadão ou cidadã que teve a sua carteira de identidade emitida há até dois anos atrás e que, na época da identificação presencial, tinha idade mínima de 12 anos pode fazer essa solicitação, que está alinhada às diretrizes do Governo do Estado em proporcionar facilidade, comodidade e celeridade na prestação de serviços, aplicando a tecnologia aliada à segurança”, explicou a diretora do IIPM, Socorro de Maria.

Uma nova via do RG solicitada de forma convencional é entregue de sete a dez dias úteis, após o atendimento presencial nas unidades do SAC. “A nossa expectativa é que com essa emissão do RG Expresso, o cidadão só procure o a unidade de atendimento se, de fato, precisar de um novo documento. O RG expresso vai diminuir a demanda desse setor e ampliar o atendimento para quem realmente precisa do atendimento presencial”, afirmou a diretora operacional do SAC, Carla Santiago.

Por enquanto, o RG Expresso está disponível nos SACs da capital, mas será disponibilizado para todo o estado. Em Salvador, inicialmente, o serviço está disponível apenas nos postos dos Shoppings Barra, Bela Vista, Salvador, da Bahia e Paralela, além de Cajazeiras e Liberdade. Ao fazer o pedido online, o cidadão deve informar o posto SAC de preferência para retirada do documento.

Para usar o RG Expresso, o cidadão deve possuir todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, a retirada do RG só poderá ser feita pelo próprio titular, que vai precisar autenticar a biometria. No estado, cerca de 2 milhões de pessoas atendem aos requisitos para solicitar o documento. O RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido. O serviço também contou com a colaboração da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados (Prodeb) para realização.

Secom Bahia Foto: Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Posts relacionados

Comitiva da Ucrânia conhece instalações da Bahiafarma e projeta unidade de fabricação de insulina

Redação Remanso News

Governo do Estado prorroga para 3 de maio suspensão do transporte intermunicipal; 69 cidades integram a lista

Redação Remanso News

Governador promete novas mudanças no secretariado para os próximos dias

Redação Remanso News

Tema água precisa estar na agenda do cidadão comum, diz diretor do fórum mundial.

Redação Remanso News

Prefeito Isaac admite que pode participar do governo Rui Costa

Redação Remanso News

PRF apreende carga de 200 mil cigarros avaliados em R$ 1 milhão na Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário