25.1 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Hidroelétrica de Três Marias fecha comportas após 16 dias de vertimento no rio São Francisco
Destaque

Hidroelétrica de Três Marias fecha comportas após 16 dias de vertimento no rio São Francisco

A Usina Hidroelétrica de Três Marias fechou as comportas após 16 dias de vertimento. Neste momento, o volume útil do reservatório é de aproximadamente 97%.

As comportas começaram a ser abertas no dia 28 de fevereiro, com ampliação no dia 5 de março. A vazão no pico chegou a mais de 2.000 m³/s, permanecendo neste índice até o dia 8, quando as comportas começaram a ser fechadas novamente.

O precedimento de abertura de comportas da hidroelétrica não era adotado desde a cheia ocorrida no ano de 2012.

O aumento da vazão em Três Marias provocou cheia no Velho Chico. O nível do rio subiu bastante nas cidades à jusante da barragem neste período. Na cidade de Malhada, na Bahia, o nível máximo foi registrado neste sábado (14), chegando a 7,06 metros. Neste domingo (15) o rio baixou dois centímetros, iniciando a trajetória de queda.

Antes do início do período chuvoso, o lago registrou em novembro, armazenamento mínimo de 51,06%. Toda a cheia ocorrida no final de janeiro foi armazenada no lago da usina. Enquanto a vazão afluente chegou a mais de 5.000 m³/s, a defluência chegou a ficar abaixo dos 300 m³/s naquele período.

Se fosse necessário iniciar o vertimento neste período, o rio teria subido bem mais e provavelmente invadiria algumas cidades ribeirinhas, pois as chuvas históricas registradas na região central de Minas Gerais elevaram em muito a vazão do rio das Velhas, um dos principais afluentes do São Francisco.

Neste domingo, segundo dados do aplicativo “Aproxima”, da Cemig, responsável pela hidroelétrica, toda a água que saiu do lago passou pelas turbinas geradoras de energia, que trabalham próximo da capacidade máxima de geração, cuja a defluência é de cerca de 617 m³/s.

Toda a água vertida de Três Marias e das chuvas registradas no Norte de Minas e Bahia nos últimos dias está chegando ao reservatório de Sobradinho. Neste sábado, o volume último do lago estava em 57,72%, maior desde o ano de 2012. O pico da cheia na entrada do reservatório deve ocorrer no meio da semana.

A meteorologia aponta que deve chover em toda a bacia do São Francisco até o início do mês de abril. No entanto, as previsões são de chuvas menos expressivas do que as registradas no início do mês.

Agencia Sertão

Posts relacionados

Salário mínimo para 2021 ficará em R$ 1.067

Redação Remanso News

Da sucata à arte: Artesão Remansense cria obras de arte com sucata

Redação Remanso News

Câmara conclui votação de MP que compensa hidrelétricas pela seca

Redação Remanso News

Eleições 2020: Candidatos entram na regra de conduta vedada a partir deste sábado (15); saiba mais

Redação Remanso News

Ministros do STF vêm crime de Bolsonaro, após declaração de Moro

Redação Remanso News

Prefeito de Pilão Arcado é denunciado ao Ministério Público

Redação Remanso News

Deixe um comentário