25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Em quatro estados, 2,5% de soltos na pandemia voltaram a ser presos
Brasil

Em quatro estados, 2,5% de soltos na pandemia voltaram a ser presos

Dos presos que deixaram a cadeia desde março em razão da pandemia do novo coronavírus, cerca de 2,5% voltaram a ser encarcerados, segundo dados colhidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em quatro estados: Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul.
A reentrada de presos no sistema prisional, quando a pessoa volta a ser presa por cometer novos crimes ou desrespeitar as regras de soltura, está abaixo da taxa de retorno normal, que ficou em 42,5% entre 2015 e 2019 para todo o Brasil, segundo o órgão.
Pouco depois da chegada da pandemia ao Brasil, em 17 de março, o CNJ editou uma recomendação para que todos os juízes revisassem a necessidade de manter presas pessoas em grupos de riscos para a covid-19, antecipando saídas dos regimes fechado e  semiaberto ou revisando prisões provisórias para crimes não violentos, por exemplo. Até o momento, 32,5 mil presos foram beneficiados, cerca de 4% de toda população carcerária.
Em Minas Gerais, das 8.340 pessoas soltas em função da pandemia até o início de maio, 187 voltaram para a ser presas em decorrência de novos acontecimentos, taxa de 2,2% de retorno. No Ceará, de 2.139 soltos, 39 (1,82%) foram presos novamente. Em Alagoas, dos 402 beneficiados, um retornou à prisão (0,2%). No Rio Grande do Sul, a taxa de retorno ficou em 1,1% entre os soltos em março e abril.

Por: Agência Brasil

Posts relacionados

Consumidor continuará pagando mais caro por conta de luz em outubro

Redação Remanso News

Cai percentual de estudantes que querem ser professores, diz OCDE

Redação Remanso News

Grupo de Marina silva pedirá registro da Rede até o final de abril

Redação Remanso News

Governo planeja reduzir valor do seguro-desemprego

Redação Remanso News

Anvisa põe em prática novas regras para rótulos de alimentos

Redação Remanso News

Câmara aprova divórcio imediato em casos de violência doméstica

Redação Remanso News

Deixe um comentário