31.7 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • STF não tirou do governo federal responsabilidades por crise do coronavírus, diz Fux
Notícias

STF não tirou do governo federal responsabilidades por crise do coronavírus, diz Fux

O ministro Luiz Fux, durante a segunda parte da sessão de hoje (23) para julgamento sobre a validade da prisão em segunda instância do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta segunda-feira (22), o ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que a Corte não tirou do governo federal a responsabiidade sobre a pandemia do novo coronavírus. A declaração foi feita durante uma live transmitida pelo jornal ‘O Globo’, que debateu o pape ldo judiciário na retomada do país pós-pandemia.

O presidente Jair Bolsonaro está sendo questionado sobre o papel do governo no combate à Covid-19. Sobre o assunto, o presidente afirma que governadores e prefeitos é que devem ser cobrados, porque segundo ele, o STF decidiu que essas ações são de responsabilidades estaduais e municipais.

Perguntado se a decisão, de permitir que governos estaduais e municipais podem impor regras de isolamento, eximiu o governo federal de exercer funções, Fux respondeu que “Não eximiu, pelo contrário, reforçou a competência dos executivos”.

“O Supremo não exonerou o Executivo federal das suas incumbências porque a Constituição Federal prevê que, nos casos de calamidade, as normas federais gerais devem existir. Entretanto, como a saúde é direito de todos e dever do estado, num sentido genérico, o estado federativo brasileiro escolheu o estado federado em que os estados têm autonomia política, jurídica e financeira”, afirmou Fux. “Às vezes, o que serve a União não serve para municípios. A União continuará com sua responsabilidade”, pontuou.

Diário de Pernambuco

Posts relacionados

Polícia prende assaltante dentro de freezer em São João do Piauí

Redação Remanso News

Última pessoa nascida antes de 1900, mulher mais velha do mundo morre aos 117 anos

Redação Remanso News

Ivete recebe alta de hospital com as gêmeas Helena e Marina

Redação Remanso News

Esposa e filho do médico Denirson Paes tem julgamento marcado

Redação Remanso News

Com professores parados, município de Fartura-PI não conclui ano letivo de 2015

Redação Remanso News

Quadrilha continua em fuga apos explodir bancos em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário