24.1 C
Remanso, BR
5 de julho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Campo Alegre de Lurdes
  • Justiça determina que a prefeitura de Campo Alegre de Lourdes informe sobre as despesas realizadas no combate ao Covid-19
Campo Alegre de Lurdes

Justiça determina que a prefeitura de Campo Alegre de Lourdes informe sobre as despesas realizadas no combate ao Covid-19

Um mandado de segurança com pedido de tutela antecipada, solicitada pela Câmara de Vereadores de Campo Alegre de Lourdes e deferido pelo Dr. João Celso Peixoto Targino Filho, Juiz de Direito da Comarca de Remanso, com base na lei de acesso à informação e zelo com a gestão pública, determinou que o prefeito de Campo Alegre de Lourdes,  Sr. Enilson Marcelo Rodrigues da Silva, “ forneça cópia de todos os processos de contratações (em todas as suas formas), além dos respectivos processos de pagamentos, dos comprovantes de liquidação das despesas, das notas fiscais, e de outros documentos vinculados às contratações e despesas relacionadas ao combate a Covid-19”.

Na decisão o Juiz estipulou que os documentos sejam entregues à Câmara Municipal “no prazo de 05 dias, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), sem prejuízo de outras medidas coercitivas, como busca e apreensão, bem como dê a publicidade no site oficial do município, no prazo de 15 dias”, anotou.

Na decisão o Juiz informa que a Câmara de Vereadores do município reclama da falta de acesso aos processos de contratação e pagamentos de despesas e cobra transparência no uso dos recursos públicos gastos no combate à pandemia: “Aduz o impetrante que solicitou ao Impetrado o acesso imediato aos processos de contratações (em todas as suas formas), além dos respectivos processos de pagamentos, dos comprovantes de liquidação das despesas, das notas fiscais, e de outros documentos vinculados às contratações e despesas relacionadas ao combate a Covid-19. Sustenta que o pedido visa o acompanhamento e a fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos. Entretanto, o impetrado, sem qualquer justificativa, até o presente momento não atendeu nenhuma das três solicitações feitas pelo Poder Legislativo”, anotou.

O presidente da Câmara Municipal, Arnoldo Boson, justifica a ação: “O que estamos fazendo é cumprir, nada mais, nada menos, o dever atribuído pela população à Câmara Municipal, de zelar e fiscalizar os recursos públicos. Nem seria necessária essa ação se o gestor entendesse que os recursos são públicos e que a transparência é requisito salutar para quem administra recursos públicos. Por que a prefeitura se nega a passar as informações?”, questionou.

Arnoldo Boson lamentou “que seja necessário um ajuizamento de ação para que o prefeito cumpra o dever constitucional da transparência, num momento crítico, em que muitos exemplos de malversação do dinheiro público estão sendo denunciados em todo o Brasil. Não estamos fazendo nenhum julgamento antecipado, o que estamos é tão somente cobrando a transparência no uso dos recursos públicos, para que dúvidas não pairem neste momento tão crítico e doloroso para toda a população”, finalizou.

Por: GN

Posts relacionados

Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes enfrentam desafios para o abastecimento de água

Redação Remanso News

Delegação de Futsal Sub-17 de Campo Alegre de Lourdes, faz último treino para o JERP 2018 em Juazeiro; Primeiro jogo será contra o Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Redação Remanso News

Beneficiários do Bolsa Família de Campo Alegre de Lourdes recebem visita para atualização de cadastro

Redação Remanso News

Mais 55 tecnologias de captação e armazenamento de água estão sendo construídas em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Campo A. de Lourdes: Vereador Zenilton, após ser vítima de Notícia Falsa (Fake News) emite nota de repúdio

Redação Remanso News

Prefeitura e Câmara de Campo Alegre de Lourdes deixam servidores sem receber o décimo terceiro salário

Redação Remanso News

Deixe um comentário