29.2 C
Remanso, BR
3 de maio de 2026
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Velocidade dos diagnósticos da covid-19 cresce, isolamento social cai nos municípios
Geral

Velocidade dos diagnósticos da covid-19 cresce, isolamento social cai nos municípios

É visível a presença das pessoas nas ruas e avenidas dos médios e grandes municípios. A quantidade de casos confirmados do novo coronavírus vem aumentando de forma mais rápida. Especialistas alertam que a flexibilização das medidas de restrição e o descumprimento das orientações de higiene impactam nos dados.

O Brasil ultrapassou as 40 mil mortes, segundo atualização do Ministério da Saúde são mais de trinta mil casos de covid-19. O país conta ainda com 416.314 pessoas em observação.

O epidemiologista Mauro Sanchez, da Sala de Situação da UnB, explica que a disseminação do coronavírus, é uma indicação de que o sistema de saúde pode começar a ter problemas na disposição de leitos para os pacientes. “Educar a população é fundamental. A gente está se arrastando na primeira onda da doença, e só se começa a perceber o pico quando os casos começarem a diminuir”, frisou.

Enquanto a velocidade dos diagnósticos da covid-19 cresce, o isolamento social cai. 

A segunda fase da Pesquisa Nacional sobre a doença, Epicovida-19, aponta que o número de pessoas infectadas pelo coronavírus cresceu 53% em duas semanas. A segunda rodada do estudo foi a campo entre os dias 4 e 7 de junho.

Trata-se da variação do número de pessoas que tinham anticorpos para a doença, testadas na Epicovid-19, em 83 cidades para as quais é possível comparar os dados das duas etapas. Nesses municípios, a taxa de infecção passou de 1,7% da população para 2,6%. Na contagem oficial de casos, a evolução foi de 33,5%.

A relativamente baixa proporção de pessoas infectadas indica que a imunidade coletiva (“de rebanho”) ainda está longe. A infecção pelo coronavírus praticamente terminaria quando cerca de 65% de uma população estivesse infectada (essas projeções variam e são objeto de controvérsia).

Considerada a taxa de infectados na pesquisa e a evolução recente da doença, levaria ainda de dois a três meses para que um estado como São Paulo chegasse perto da imunidade coletiva. No entanto a taxa de crescimento de novos casos cai, embora muito lentamente.
No conjunto do país, pelos dados oficiais, o número de casos tem crescido ao ritmo de cerca de 100% por quinzena. No estado de São Paulo, ao passo de 81%.

Nas 120 cidades em que os pesquisadores puderam fazer mais de 200 testes vivem cerca de 68,6 milhões de pessoas, das quais 2,8% tinham anticorpos, na estimativa da Epicovid-19. Logo, cerca de 1,9 milhão de pessoas tinham sido até então infectadas, tenham ou não apresentado sintomas da doença.

O estudo é um um teste de uma amostra da população. Os pesquisadores colheram exames gratuitos de 31.165 de 133 cidades de todos os estados do país. O trabalho é coordenado por Pedro Hallal, epidemiologista e reitor da Universidade Federal de Pelotas, em colaboração com pesquisadores de Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Por Blog Geraldo José

Posts relacionados

Ararinhas-azuis poderão ser retiradas da natureza em Curaçá para conter vírus

Redação Remanso News

Enem tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos

Redação Remanso News

Lula inicia primeiro destino internacional de 2024

Redação Remanso News

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Redação Remanso News

Veja as dicas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais

Redação Remanso News

Ex-prefeito Isaac Carvalho assume interlocução na visita do governador e atrai antigos opositores

Redação Remanso News

3 Comentários

Deixe um comentário