32.9 C
Remanso, BR
23 de setembro de 2020
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Live discute amamentação em tempos de pandemia dentro da programação do ‘Agosto Dourado’
Juazeiro

Live discute amamentação em tempos de pandemia dentro da programação do ‘Agosto Dourado’

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou na quarta-feira (12), uma live abordando o tema da amamentação em tempos de pandemia. A atividade fez parte da programação do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação. 

A live contou com a participação da gerente de Educação Permanente, Clenilda Ananias e da ginecologista obstetra e diretora médica do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Fabíola Leite. Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas sobre o período de amamentação, mitos e verdades sobre o leite materno, alimentação saudável e cuidados de higiene durante a pandemia.

“Estamos nos adaptando ao novo modelo de compartilhamento de informações e esta é mais uma chance para estarmos juntos, tirar dúvidas e aprender mais sobre o desafio de ser mãe neste novo cenário que estamos vivendo onde o isolamento social é a realidade de grande parte das famílias. Esse espaço é de enriquecimento para todos nós”, afirmou Clenilda. 

A diretora médica do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Fabíola Leite, falou sobre os diversos aspectos que envolvem a amamentação e os benefícios para mãe e bebê. “O leite materno é um alimento completo e o ato de amamentar traz vários benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Promove o fortalecimento do vínculo afetivo e proporciona a troca de sentimentos e de aprendizado, pois ambos estão aprendendo nesse processo. Nas mamães, entre outras coisas, evita hemorragia pós-parto, diminui as chances do câncer de mama e de ovário, osteoporose, doenças cardiovasculares, além de ajudar na perda de peso. No bebê, previne infecções e doenças a longo prazo, pois possui todos os nutrientes e anticorpos que o bebê precisa, estimula formação dos músculos da face, ajuda na digestão fazendo com que ele tenha menos cólicas e no desenvolvimento da sua inteligência, entre outros benefícios”, afirmou a médica.  

Ela fala ainda sobre os cuidados necessários no ato de amamentar durante a pandemia. “A pandemia nos trouxe cuidados extras que devemos ter com a amamentação. São aspectos afetivos, físicos e emocionais que envolvem esse processo e que precisamos ter atenção.  Estamos numa fase atípica e que muitas coisas ainda estão sendo estudadas. Os estudos científicos são iniciais, mas o que temos de informação até o momento é que através do leite não há transmissão da COVID-19.  A transmissão pode ocorrer da mesma forma que acontece entre adultos, então os cuidados são os mesmos. Devem ser tomados cuidados como, usar máscara, sempre que tocar o bebê higienizar as mãos, colocar o berço pelo menos 2 metros da cama da mãe, além de também evitar visitas”, completou. 

A programação do ‘Agosto Dourado’ pode ser acompanhada através do site e das redes sociais da Prefeitura de Juazeiro.

 Fabiana Diniz/SESAU 

Posts relacionados

Secretaria da Saúde apresenta 86 novos casos da COVID-19, 30 novas curas e lamenta mais um óbito pela doença em Juazeiro

Redação Remanso News

SESAU apresenta balanço das ações no Carnaval de Juazeiro

Redação Remanso News

Ainda há vagas para os cursos do Qualifica Mais em Juazeiro

Redação Remanso News

Escolas municipais de Juazeiro são classificadas para etapa estadual dos Jogos Escolares

Redação Remanso News

João Leopoldo é confirmado presidente do PT de Juazeiro

Redação Remanso News

Governo reúne profissionais de comunicação em Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário