29.2 C
Remanso, BR
4 de dezembro de 2020
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Cai o número de casos de coronavírus em Petrolina e Juazeiro no mês de Agosto, segundo pesquisa da Facape
Juazeiro

Cai o número de casos de coronavírus em Petrolina e Juazeiro no mês de Agosto, segundo pesquisa da Facape

O Colegiado do Curso de Economia da FACAPE  analisando o avanço da Covid-19 no Vale do São Francisco, comparou  os índices de notificações de contaminação em agosto e julho e constatou quedas na quantidade de novos casos, sendo que em Juazeiro, na Bahia, a redução foi maior. Juazeiro passou de 1.930 novos casos em julho para 1.227 novos casos em agosto.

Em Petrolina, no sertão de Pernambuco,  passou de 1.912 novos casos em julho para 1.387 em agosto. Além disso, a quantidade de novos casos em agosto, em Petrolina foi superior a de Juazeiro (1.387 e 1.227, respectivamente).

De acordo com  a pesquisa, houve redução também no número de óbitos no mesmo período. Foram registrados em Juazeiro,  32 em julho e 16 em agosto, ou seja, redução de 50%. Em Petrolina, também foi verificado que diminuiu os novos óbitos, passando de 28 em julho para 24 em agosto (redução de 14,29%). Assim, na cidade pernambucana a quantidade de novos óbitos no mês de agosto foi superior a da cidade baiana.

“Outro dado relevante do estudo,  mostra a evolução da quantidade de testes realizados para identificar novos casos. O indicado é que se teste bastante para poder identificar e isolar as pessoas e famílias infectadas. Contudo, as duas cidades reduziram a testagem. São números que trazem forte influência nos resultados, principalmente com a reabertura de bares, restaurantes e academias, onde se concentram muitas pessoas.” Alertou o coordenador da pesquisa, professor João Ricardo de Lima.

Em Petrolina, foram feitos 11.041 testes rápidos em julho e apenas 7.138 em agosto (- 35,35%). Na cidade de Juazeiro, que testa muito menos do que na vizinha pernambucana (cerca de 1/3 do total apenas), a quantidade caiu de 4.219 em julho para 2.311 em agosto (- 45,22%).

“Nos preocupa também a queda que ocorre semanalmente nos índices de isolamento social. Se a população não fizer a sua parte, os índices (hoje favoráveis) podem voltar a subir, prejudicando o sistema de saúde dos municípios, além da economia e sociedade. O ideal é sair de casa se realmente tiver necessidade, e se possível, não permanecer por muito tempo em situações que proporcione aglomeração de pessoas. Além de seguir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).” Ressaltou João Ricardo.

O Colegiado do Curso de Economia da FACAPE diariamente publica um boletim com os dados atualizados do COVID-19 no portal da faculdade, www.facape.br.

Ascom Facape

Posts relacionados

Governo reúne profissionais de comunicação em Juazeiro

Redação Remanso News

Juazeiro: Familiares do jogador Daniel Alves são encontrados mortos na zona rural

Redação Remanso News

OAB Subseção de Juazeiro sedia audiência pública sobre a Reforma da Previdência

Redação Remanso News

Abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar que acontece em dezembro, em Juazeiro

Redação Remanso News

Corpo de jovem desaparecida em Juazeiro é encontrado em Petrolina

Redação Remanso News

Juazeiro (BA): Ofício emitido por conselhos municipais exige o cancelamento da contratação do cantor Igor Kannário no carnaval 2020

Redação Remanso News

Deixe um comentário