16 de maio de 2021
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Diocese de Juazeiro destaca período da Quaresma e lançamento da Campanha da Fraternidade 2021
Juazeiro

Diocese de Juazeiro destaca período da Quaresma e lançamento da Campanha da Fraternidade 2021

A Diocese de Juazeiro realizou na manhã desta Quarta-feira de cinzas (17) uma Coletiva de imprensa onde apresentou a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2021.

A coletiva aconteceu de forma online por conta da pandemia da COVID-19 e contou com a presença do Bispo diocesano Dom Beto Breis, diversos jornalistas da região do vale do São Francisco e membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) de diversas paróquias.

Durante o encontro, realizado pelo aplicativo Google Meet, Dom Beto Breis apresentou os principais objetivos da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Diálogo” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. A novidade deste ano é que a Campanha é realizada de forma Ecumênica, com a participação de igrejas evangélicas e ortodoxas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). A última realizada nesse formato tinha sido em 2016.

“Mais do que nunca, em uma sociedade marcada pela polarização, pela violência e pela diversidade, precisamos incentivar a cultura do diálogo e da não-violência”, ressaltou Dom Beto. “Muitos infelizmente ainda se questionam o porquê de a Igreja católica, e agora outras Igrejas cristãs, refletirem sobre temas sociais na quaresma. Mas a Igreja não pode ficar alheia aos problemas da sociedade, aos problemas das pessoas. A conversão passa pela fraternidade, por tornar o mundo mais fraterno”.

Como a Campanha deste ano é realizada de um modo ecumênico, Dom Beto adiantou que um grupo de pastores evangélicos da região já foi contactado para trabalhar juntos com a Igreja católica na promoção do tema do diálogo. “Estamos planejando para os dias que antecedem a festa de Pentecostes, em maio, quando será a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, realizarmos um momento de oração junto com esses pastores, representando nossos irmãos evangélicos”, disse o bispo.

Respondendo a perguntas dos jornalistas sobre algumas oposições que a Campanha deste ano tem enfrentado por parte de grupos nas redes sociais, Dom Beto ressaltou que as críticas se devem ao desconhecimento de fato do texto-base da Campanha e revelam que mais do que nunca o tema do diálogo é urgente. “Através das redes sociais, muitos hoje tem espalhado o ódio, acusações, muias vezes sem o devido conhecimento de causa. A defesa que a Igreja faz das minorias e daqueles que sofrem é fundamentada no Evangelho e em sua Doutrina social. Isso mostra o quanto essa campanha e o tema do diálogo são importantes para a sociedade hoje em dia”, respondeu.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa que vem sendo realizada pela Igreja católica no Brasil desde a década de 1960. Teve origem no Nordeste (na Arquidiocese de Natal) e depois foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, trazendo sempre temas de caráter social, convidando os cristãos a uma conversão integral e à solidariedade, sobretudo no tempo da Quaresma. Desde o ano 2000, a cada cinco anos em média, a Campanha tem sido realizada de forma ecumênica, através do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

A Quaresma é um tempo litúrgico de 40 dias em preparação para a Páscoa. Na Igreja católica este tempo é vivenciado desde o século IV e tem início na quarta-feira de cinzas e vai até a Semana Santa. Neste tempo os cristãos são chamados a um empenho maior pela conversão, através da oração, do jejum e da caridade. Dentro da dimensão da caridade é que se inclui a Capanha da Fraternidade.

Pastoral da Comunicação/Diocese Juazeiro

Posts relacionados

Prefeitura de Juazeiro lança processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas na Rede Municipal de Ensino

Redação Remanso News

Mãe é indenizada em R$ 40 mil por morte de filho em clínica de reabilitação de Juazeiro (BA)

Redação Remanso News

Acusados de integrar quadrilha especializada em roubos de carretas são presos em Juazeiro-BA

Redação Remanso News

Superlotação e caos nos hospitais de Juazeiro e Petrolina provocam revolta nos familiares das gestantes

Redação Remanso News

CPRN promove primeira reunião para ajustes do Plano de Segurança do Carnaval 2019, em Juazeiro (BA)

Redação Remanso News

Corpo de jovem desaparecida em Juazeiro é encontrado em Petrolina

Redação Remanso News

Deixe um comentário