30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Projeto de Lei da Prefeitura de Juazeiro que prevê auxílio emergencial para trabalhadores da cultura é aprovado na Câmara de Vereadores
Destaque

Projeto de Lei da Prefeitura de Juazeiro que prevê auxílio emergencial para trabalhadores da cultura é aprovado na Câmara de Vereadores

O projeto de Lei n° 3.680/2021, da Prefeitura de Juazeiro, que institui o “Auxílio Emergencial Cultural Afonso Conselheiro” foi aprovado pela Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (08), por unanimidade.

O documento prevê o apoio financeiro aos trabalhadores do setor cultural, com o objetivo de atenuar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. O auxílio terá um valor total de até R$ 900, dividido em três parcelas fixas e mensais de R$ 300, pagos com recursos próprios do município.

“Ressalto aqui a nossa preocupação com os nossos artistas, que passam por uma fase difícil. Queremos ajudar muito mais o setor cultural e esse auxílio vem em boa hora. Agradeço aos vereadores pela aprovação do projeto de lei”, destacou a prefeita Suzana Ramos. 

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, destacou o empenho da gestão municipal. “Desde janeiro começamos a trabalhar no projeto do auxílio com a prefeita Suzana Ramos, que nos pediu atenção especial à causa. Hoje, é uma felicidade ter o projeto aprovado na Câmara por unanimidade. Sabemos que não é uma solução definitiva para a classe, mas é um apoio que vai levar um pouco mais de tranquilidade para essas mães e pais de família, que foram os primeiros a interromper suas atividades e com certeza serão os últimos a retomá-las”, frisou. 

O gestor ressaltou ainda que a aprovação do projeto de lei é uma conquista de todos os trabalhadores da cultura. “O projeto foi elaborado pelo executivo municipal, mas a conquista é de todos, especialmente do Conselho Municipal de Cultura e dos artistas que ajudaram a definir os critérios para a concessão do auxílio”, disse Sérgio Fernandes. Após a aprovação na Câmara, o projeto segue para sanção da prefeita Suzana Ramos. 

A partir da próxima segunda-feira (14), artistas e trabalhadores da cultura já poderão procurar a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes para realizar o seu cadastro. O órgão funciona na Praça Imaculada Conceição, 20 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações através do telefone (74) 3613-0654. 

Critérios 

Terão direito ao auxílio emergencial os trabalhadores da cultura residentes em Juazeiro, inscritos no Cadastro Municipal da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Serão consideradas prioridade para a concessão do auxílio às trabalhadoras da cultura, principalmente as mães solteiras e desempregadas. Em seguida, nos critérios de concessão, estão os trabalhadores e trabalhadoras da música, e, por fim, os trabalhadores e trabalhadoras da cultura em geral, compreendendo todos os setores culturais, desde o artista principal até o pessoal da técnica e assistência. 

O benefício será negado aos titulares de benefícios previdenciários e aos servidores públicos de qualquer instância governamental. 

Afonso Conselheiro 

O Auxílio Emergencial Cultural foi nomeado em homenagem ao artista radicado em Juazeiro, Afonso Cunha, falecido em abril. Conhecido como Afonso Conselheiro, por sua participação na Romaria de Canudos, o ator e artesão prestou importante contribuição para a cultura do município.

Eneida Trindade – Assessora de Imprensa da Seculte

Posts relacionados

Campo Alegre de Lourdes: Adutora será inaugurada

Redação Remanso News

Nova lei inclui Luiz Gonzaga entre heróis da pátria

Redação Remanso News

MPF aciona Google para investigar ‘jogos perigosos’ que estimulam suicídio

Redação Remanso News

Cármen Lúcia marca para 3 de novembro julgamento que pode ameaçar cargo de Renan

Redação Remanso News

Quitação integral de débito pedido por cliente terá que ser emitido por bancos

Redação Remanso News

Remédios vão ficar mais caros

Redação Remanso News

Deixe um comentário