Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
35.9 C
Remanso, BR
12 de novembro de 2019
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Começou o período de defeso da piracema no rio São Francisco
Destaque

Começou o período de defeso da piracema no rio São Francisco

Começou sexta-feira (1º) o defeso da piracema no Rio São Francisco, época em que os peixes fazem a reprodução e desova. Até 29 de fevereiro de 2020, só é permitido pescar para o consumo. Os pescadores só podem utilizar anzóis para a pesca, mas com algumas restrições. O limite máximo é de 5 kg de espécies nativas e mais um exemplar de outras espécies por pescador. O objetivo é deixar a natureza descansar e seguir o ciclo natural. A piracema é a época em que os peixes nadam em direção à nascente para reprodução e desova. Atinge estados como Pernambuco, Bahia e Sergipe. Aqueles, que desobedecem podem sofrer multa e pode responder por crime ambiental.

A fiscalização é feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas o que conta mesmo é a conscientização dos pescadores. “Nossos peixes já desapareram quase tudo e nós só temos três espécies, o Pacu, o Piau e o Curumatá. Então, esse é um período de defeso, um período de reprodução dos peixes, a gente tem a consciência que não pode pescar, já está difícil, se pegar os peixes que vão reproduzir, pior vai ficar no futuro, aí a gente não vai ter mesmo”, destacou o presidente da Associação de Pescadores da Ilha do Fogo, Tadeu Reis. Nesse período do defeso, os pescadores recebem um seguro-desemprego do Governo Federal. O pagamento é de um salário-mínimo.”O que a gente conta é com ele, é essa ajuda, é pouco, mas a gente vêm solucionando as necessidades dos pescadores”.

Fonte: G1 Petrolina Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

Posts relacionados

Remanso e mais 2 cidades têm decretos de emergência reconhecidos pela União

Redação Remanso News

Sindicato pede investigação nas contas da prefeitura de Sento-Sé para garantir salários dos servidores

Redação Remanso News

Crise econômica provoca aumento de licenças de afastamento por doenças mentais

Redação Remanso News

Voto jovem representa 27% do eleitorado e pode decidir pleito, diz TSE

Redação Remanso News

Após fim da obrigatoriedade do imposto sindical, CUT lança programa de demissão voluntária

Redação Remanso News

Prefeito Zé Filho deseja feliz Dia dos Pais a todos os pais Remansenses

Redação Remanso News

Deixe um comentário