24.7 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • UPB afirma que reforma do ICMS dos combustíveis pode precarizar serviços públicos e preocupa prefeitos
Bahia

UPB afirma que reforma do ICMS dos combustíveis pode precarizar serviços públicos e preocupa prefeitos

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, demonstrou preocupação com a proposta de reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativa a combustíveis, aprovada na Câmara dos Deputados esta semana e que segue para análise do Senado. O projeto de lei complementar (PLP) 11/2021 traz o impacto negativo de R$5,5 bilhões na arrecadação do imposto estadual, que recairá diretamente sobre as receitas municipais por meio das transferências da cota-parte de 25%, aponta estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Zé Cocá, que também é prefeito de Jequié no sudoeste baiano, questiona que a solução seja cobrada dos entes que arrecadam menos na base tributária. “O elo mais fraco é sempre penalizado. A gente sabe que, na ponta, isso precariza as condições financeiras de estados e municípios prestarem serviços públicos ao cidadão. Por que não se falou em mexer na Cide ou no PIS/Cofins, que são da arrecadação da União?”, questiona.  O gestor acrescenta ainda que a medida não traz solução definitiva. “Não é descobrindo um lado que vamos resolver o outro. Essa proposta é paliativa e não ataca o foco da questão que está no preço de mercado”, argumenta Zé Cocá.

Um estudo apresentado pela Confederação Nacional de Municípios prevê dificuldades para aplicação da matéria proposta pela Câmara e cita que a nova formação de cobrança proposta para o ICMS dos combustíveis pode ir na contramão do interesse público. “Fixar um valor por litro evita o aumento do tributo em um eventual aumento do preço, porém também impede redução em eventual queda. Nessa última hipótese, a composição do tributo no preço final vai aumentar”, aponta a CNM.

Ascom UPB

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Bahia Produtiva vai investir R$ 4.8 milhões nos territórios Sertão do São Francisco

Redação Remanso News

Prefeitos comemoram aprovação do novo Fundeb que amplia investimento da União na educação

Redação Remanso News

Oito pessoas morrem na BR-101 em acidente com ônibus que saiu de Porto Seguro

Redação Remanso News

Últimos dias para cadastramento no panorama dos sistemas municipais de cultura da Bahia

Redação Remanso News

Micareta de Remanso 2015: confira a Programação Circuito praça e Prainha

Redação Remanso News

Militares entregam mantimentos e água mineral no Sul da Bahia

Redação Remanso News

2 Comentários

Deixe um comentário