25.6 C
Remanso, BR
22 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Bolsonaro herda mais votos de Ciro do que Lula e os de Tebet se dividem, segundo Datafolha
Política

Bolsonaro herda mais votos de Ciro do que Lula e os de Tebet se dividem, segundo Datafolha

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é quem mais herdará os votos depositados em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno das eleições. Segundo levantamento do Datafolha, realizado entre quarta (5/10) e sexta-feira (7), 42% dos eleitores do pedetista pretendem votar em Bolsonaro no segundo turno, enquanto 31% vão de Lula.
Outros 28% pretendem anular ou votar em branco, enquanto 5% ainda não decidiram. Já entre os eleitores da senadora Simone Tebet (MDB) a migração é mais equilibrada. 31% vão votar em Lula, enquanto 29% votarão em Bolsonaro. 28% pretendem anular ou votar em branco, enquanto 12% estão indecisos.
A “herança” a ser partilhada é uma fortuna de cerca de 8,5 milhões de votos. No primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, Simone Tebet recebeu 4.915.423 de votos, 4,2% do total, enquanto Ciro Gomes teve 3.599.287, 3% do total.
O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu 2.885 eleitores de 179 municípios. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo e a TV Globo, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.
O levantamento mostrou que nem todos os eleitores de Ciro e Tebet vão seguir o apoio demonstrado pelos candidatos. Nesta semana, a senadora Simone Tebet fez um apoio firme à candidatura de Lula.“Não anularei meu voto, não votarei em branco. Não cabe a omissão da neutralidade”, declarou Tebet. “Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, o que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele o meu voto. Porque reconheço seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, acrescentou.
Na sexta-feira (7), Lula fez uma postagem no Twitter mostrando o alinhamento com a emedebista. “Ontem (sexta-feira), a Simone Tebet apresentou um projeto de ensino médio profissionalizante. Nós vamos incorporar esse projeto. Eu sei o valor de ter uma profissão, fui o primeiro filho da minha mãe com diploma de curso técnico. Fui também o primeiro a ter uma televisão, um carro”, escreveu o petista.
Lula também selou acordo com o PDT, partido de Ciro Gomes. O petista se reuniu com o presidente do partido, Carlos Lupi, e em uma breve conversa, aberta à imprensa, Lula agradeceu o aval e fez acenos a Ciro Gomes. “A história de Ciro não são apenas 3,5% dos votos, é maior do que isso. Existem três políticos que aprendi a gostar mesmo que falassem mal de mim e do PT: Mário Covas, (Roberto) Requião e Ciro Gomes”, enfatizou o ex-presidente. “Conheço bem o Ciro Gomes. Ele foi meu ministro, almoçamos juntos, jogamos bola juntos. O Ciro é uma pessoa, às vezes, pessoalmente, muito diferente do que ele é no palco de luta.”

Fonte: Diario de Pernabuco

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2022/10/bolsonaro-herda-mais-votos-de-ciro-do-que-lula-e-os-de-tebet-se-divide.html

Publicidade

Posts relacionados

Volta das coligações partidárias em 2022 passa na Câmara em primeiro turno

Redação Remanso News

Se for mesmo afastada, Dilma deve passar até oito meses fora do Brasil

Redação Remanso News

Carta de Temer irrita Planalto e é vista como sinal de “rompimento”

Redação Remanso News

PSL quer candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios baianos em 2020

Redação Remanso News

João Henrique quer ser candidato ao governo do Estado

Redação Remanso News

Temer rompe com Renan Calheiros após críticas a propostas do governo

Redação Remanso News

6 Comentários

Deixe um comentário