25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Sento-Sé
  • MPBA aciona Sento Sé por irregularidades em sistema municipal de meio ambiente
Sento-Sé

MPBA aciona Sento Sé por irregularidades em sistema municipal de meio ambiente

Irregularidades detectadas nos sistemas municipais de meio ambiente de Pilão Arcado e Sento Sé levaram o Ministério Público da Bahia (MPBA) a ajuizar ações civis públicas contra os dois municípios. Nas ações, a promotora de Justiça Heline Esteves Alves solicita à Justiça que determine, liminarmente, aos Municípios que suspendam as atividades de licenciamento e autorização ambiental e cientifiquem o Estado da Bahia para que atue supletivamente.

Segundo a promotora de Justiça, o MP tentou resolver a situação por meio do encaminhamento de recomendações e propositura de Termos de Ajustamento de Conduta, mas resultados positivos não foram alcançados. A situação irregular foi constatada inicialmente durante etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada em 2013, explica Heline Alves.

De acordo com ela, desde então, o MP busca uma solução extrajudicial para a questão. O Município de Sento Sé não possui estrutura administrativa para a efetivação das atividades de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, afirma a promotora de Justiça. Ela explica que a FPI constatou a ausência de estrutura técnica para o desenvolvimento da política ambiental, pois o órgão municipal não possui a maior parte dos equipamentos e ferramentas essenciais para o exercício da fiscalização e licenciamento.

Além disso, o Conselho Municipal de Meio Ambiente é inoperante. Heline Alves solicita ainda à Justiça que obrigue o Município a adequar a legislação local, com os ajustes necessários quanto a sua estrutura, princípios, diretrizes e objetivos; prover a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de equipe técnica multidisciplinar composta por servidores concursados; promover o fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente nas atividades referentes à gestão ambiental municipal; dentre outras medidas.

Fonte: MPBA

Publicidade

Posts relacionados

Protesto: Reunião pública para discutir a implantação da mineradora de ferro em Sento Sé é cancelada

Redação Remanso News

Prefeitura de Sento Sé decreta aumento na contas de água e não comunica a população

Redação Remanso News

Ação apreende quase meia tonelada de peixe pescado ilegalmente em Remanso e Sento Sé

Redação Remanso News

Policia prende o último assassino do Cabo Lima em Sento Sé

Redação Remanso News

Sento-Sé: Secretaria de Saúde divulga os primeiros casos confirmados da Covid-19

Redação Remanso News

Sento Sé: Violência contra a mulher não tem desculpas, tem lei é tema de palestra

Redação Remanso News

Deixe um comentário