25 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • Preços dos alimentos bateram recordes em 2022 por guerra na Ucrânia
Mundo

Preços dos alimentos bateram recordes em 2022 por guerra na Ucrânia

Balanço foi divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO)

Guerra na Ucrânia provoca recorde no preço de alimentos básicos – Foto: TURKISH DEFENCE MINISTRY | AFP

Com a guerra na Ucrânia como pano de fundo, que dificultou o comércio de trigo, milho e girassol, os preços dos alimentos básicos bateram recordes em 2022 — afirmou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia, quinto e primeiro exportadores mundiais de trigo, respectivamente, com 30% da oferta mundial, mergulhou os mercados de alimentos em uma era de incertezas desde fevereiro. 

Poucos dias após o início da ofensiva russa, em 24 de fevereiro, os preços mundiais dos alimentos atingiram “seus níveis mais altos já registrados”. 

Em 2022, o índice de preços dos alimentos, que acompanha a variação dos valores internacionais de uma cesta de produtos básicos, estabeleceu-se em 143,7 pontos de média, “ou seja, mais 14,3% do que o valor médio de 2021”, indicou a FAO nesta sexta-feita, 6.

O recorde anterior remontava a 2011, quando houve crise alimentar e distúrbios pela fome na África, atingindo um índice de 131,9 pontos.

A invasão do centro do trigo da Europa destacou as fragilidades e dependências, especialmente dos países pobres, o que gerou temores de uma nova crise alimentar global.

O pior cenário, com “furacões de fome”, como temia a ONU, foi evitado graças à retomada das exportações ucranianas neste verão. Mas os preços continuarão altos em 2023, sempre em meio a forte volatilidade.

“Os preços mundiais do trigo e do milho atingiram níveis recordes” em 2022, destacou a FAO.

No mercado europeu, o trigo subiu para 438 euros (463 dólares) por tonelada em 16 de maio, depois de começar o ano cotado a 270 euros (285 dólares). Com uma volatilidade sempre anormal, situou-se em cerca de 315 euros (333 dólares) no final de dezembro, o que representa um aumento de quase 17% em um ano.

Como a Ucrânia também é um grande produtor de óleo de girassol, o valor médio do Índice de Preços dos Óleos Vegetais da FAO também bateu recorde ao longo do ano.

Os preços da carne e dos laticínios, por sua vez, atingiram “os níveis anuais mais altos desde 1990”, segundo a agência da ONU.

Rússia como árbitro

Os preços dos alimentos voltaram a cair em abril e diminuíram de forma constante nos últimos nove meses. O índice da FAO de dezembro de 2022, com média de 132,4 pontos, caiu 1,9% em relação ao nível do mês anterior e ficou abaixo do nível de um ano atrás.

A tensão diminuiu ainda mais em julho, após a assinatura de um acordo para retomar as exportações de trigo ucraniano para o Mar Negro. Um “corredor” muito disputado e negociado sob os auspícios da ONU, que permitiu a retirada de 15 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas.

“É bom que os preços dos alimentos se acalmem após dois anos muito voláteis”, disse Máximo Torero, economista-chefe da FAO.

Torero alertou que os preços mundiais dos alimentos “continuam altos, com muitos alimentos básicos próximos a níveis recordes, preços de arroz em alta e muitos riscos associados ao abastecimento futuro”.

Os estoques mundiais de trigo são os maiores entre os exportadores, segundo a firma Agritel. Mas 35% estão na Rússia, que colheu mais de 100 milhões de toneladas de trigo e confirma assim sua posição de árbitro.

Em dezembro de 2022, o índice de preços do óleo vegetal caiu 6,7% em relação a novembro, chegando ao nível mais baixo desde fevereiro de 2021.

E o dos cereais recuou 1,9% em relação ao mês de novembro, devido à maior disponibilidade de trigo após as colheitas no hemisfério sul e à queda dos preços mundiais do milho.

 Autor: AFP

Publicidade

Posts relacionados

Promessa de ‘afagos’ teria convencido Bolsonaro a aceitar jantar com Trump

Redação Remanso News

Coreia do Norte afirma que não tem casos confirmados de coronavírus e intriga o mundo

Redação Remanso News

China registra quase 60 mil mortes ligadas à Covid-19 em um mês

Redação Remanso News

EUA tem novo recorde de inflação em fevereiro, com 7,9% em 12 meses

Redação Remanso News

Vacinação contra Covid-19 na Argentina começará às 9h de terça-feira, diz presidente

Redação Remanso News

Nasa investigará uso de drogas na SpaceX e Boeing

Redação Remanso News

Deixe um comentário