28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Ministro sinaliza o apoio ao desenvolvimento mais amplo da pesca artesanal
Destaque

Ministro sinaliza o apoio ao desenvolvimento mais amplo da pesca artesanal

O novo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em seu discurso, defendeu o apoio e criação de políticas públicas para geração de renda e apoio a pescadores artesanais. “O novo ministério sinaliza o apoio ao desenvolvimento mais amplo da pesca artesanal, da aquicultura e da pesca industrial, cujo equilíbrio entre produção de alimentos saudáveis, geração de renda e trabalho, participação e justiça socioambiental devem caminhar juntos”.

A posse de André de Paula marca o retorno do Ministério da Pesca ao governo federal. A pasta deixou de existir em 2015. No governo passado, tinha status de secretaria.

O ministro adotou o tom de reconstrução, referindo-se às políticas públicas voltadas à sociedade, sobretudo aos mais necessitados. “O momento é de reconstrução, união e resgate. A recriação do ministério expressa um decisivo momento para o Brasil e um gesto valioso do governo do presidente Lula, que guarda consonância com as demandas históricas e populares da sociedade”, disse.

“Esse gesto tem relação direta com o resgate da cidadania, a defesa da biodiversidade, o combate à fome, a valorização do protagonismo das mulheres, do respeito ao modo de vida tradicional e do resgate das comunidades pesqueiras artesanais, um contingente de mais de um milhão de pessoas”, completou o ministro.

Durante sua fala, ele pregou a promoção do desenvolvimento sustentável da pesca “para desenvolver renda e segurança alimentar a milhares de pescadores no esforço de uma gestão responsável”, bem como o estímulo ao aumento da produção aquicultora no país. A ideia é abrir novos mercados de exportação e também enfrentar o problema da fome.

Dentre as questões consideradas prioritárias para o ministério, André de Paula citou investimentos da pesca e aquicultura, a retomada na emissão de licenças para embarcações pesqueiras e da carteira profissional de pescadores. “A ineficiência nessas ações levou a prejuízos econômicos e excluiu pescadores artesanais do acesso às políticas públicas”, disse.

Ascom Foto Agencia Brasil

Publicidade

Posts relacionados

Pedido de liberdade de Lula no Supremo Tribunal Federal deve ir a julgamento dia 26 de junho

Redação Remanso News

Rui costa defende união do nordeste para desenvolvimento da regiâo

Redação Remanso News

Ibope: Bolsonaro lidera entre mulheres, negros e em quatro regiões

Redação Remanso News

“Lembrem dos músicos”: forrozeiro Dorgival Dantas pede atenção do poder público para classe artística

Redação Remanso News

STF decidirá presencialmente prazo para Lira analisar impeachment de Bolsonaro

Redação Remanso News

Terror na Madrugada: Bandidos roubam dois bancos em arrastão em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário