21.9 C
Remanso, BR
22 de junho de 2024
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Plantio De Mudas Marca Lançamento Do Bosque Da Caatinga No Novo Prédio Do Espaço Arte, Ciência E Cultura (EACC) Da Univasf
Juazeiro

Plantio De Mudas Marca Lançamento Do Bosque Da Caatinga No Novo Prédio Do Espaço Arte, Ciência E Cultura (EACC) Da Univasf

O pôr do sol no final da tarde de ontem (16) proporcionou o cenário perfeito para o plantio de mudas, que marcou o lançamento da instalação do Bosque da Caatinga no novo prédio do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), situado na orla de Petrolina (PE). Estudantes e servidores plantaram 60 mudas de diversas espécies nativas, entre as quais catingueira, faveleira, jurema e ipê-roxo, que irão compor o bosque. O plantio é mais uma etapa da preparação do prédio para receber a nova sede do EACC, que terá um passeio para caminhada entre as espécies do bosque, às margens do rio São Francisco.

O projeto de instalação do Bosque da Caatinga foi elaborado pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf, que também cedeu as mudas e estará à frente de todo o processo de plantio. O espaço contará com diferentes espécies de cactos, bromélias e árvores do bioma caatinga. A ação de plantio das primeiras mudas contou com a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador do EACC, Marco Aurélio Gallo de França; e do coordenador do Nema, Renato Garcia Rodrigues. Também participaram do plantio estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, de Juazeiro (BA), escola recordista em visitas ao EACC, que já levou 26 turmas ao espaço desde 2015.

O estudante Juan Fellipe Santos Silva plantou, junto com o reitor Telio Leite, uma muda de catingueira, a primeira do bosque. “Foi muito bom. Estou ajudando o planeta”, disse ele. A estudante Sara Raquel da Silva Borges contou que a experiência lhe possibilitou plantar sua primeira árvore. “Vai ser bom ver o resultado daqui a alguns anos”, comentou.

Mudas de umbuzeiro, embiratanha, marmeleiro e pau-mocó também foram plantadas pelas mãos dos estudantes. Kauane Souza Santos e Sandro Almeida Ramos se esforçaram para plantar o maior número possível de mudas. Eles saíram da ação contabilizando nove mudas plantadas por ela e dez por ele e comemorando a contribuição que deram para a preservação do meio ambiente.

Para a professora Maria Anerísia da Silva, responsável pelas disciplinas de português e inglês dessa turma no Colégio Estadual Jutahy Magalhães, a oportunidade de participar do plantio no EACC aproximou ainda mais os estudantes da Univasf. “Muitos desses alunos já têm o sonho de entrar na Universidade e cada vez mais eles percebem que esse é um sonho possível também para estudantes de escolas públicas”, disse ela, que acompanhou o grupo junto com a professora de Ciências Noeme Rodrigues Passos.     

O coordenador do Nema, Renato Garcia, destacou o caráter científico do Bosque da Caatinga do EACC, que também será uma nova área verde de Petrolina. “O Bosque de Caatinga será uma instalação científica, que vai fazer parte do acervo do EACC e, além de proporcionar uma nova área verde para a cidade, irá apresentar informações sobre cada espécie plantada. Então, será uma importante fonte de conhecimentos sobre a flora da região”, disse.

O professor Marco Aurélio de França disse que o início da instalação do bosque é mais um passo para que o EACC possa transferir sua sede para o novo espaço. “Ter um museu de ciência funcionando neste local e aberto à população é um sonho de toda a Univasf. Esta ação tem um simbolismo muito grande para o projeto de implantação do museu”, afirmou o coordenador do EACC.

O reitor Telio Nobre Leite ressaltou a importância da ação de plantio. “A instalação do Bosque da Caatinga, com a colaboração dos estudantes do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, representa um momento muito significativo para nossa Instituição. É mais uma ação que nos aproxima do início das atividades do EACC nesse novo espaço, onde poderemos realizar mais projetos de divulgação e popularização da ciência, trazendo mais escolas e estudantes para interagir com a Univasf”, destacou.  

Espaço Arte, Ciência e Cultura – Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o EACC se dedica à difusão e popularização da ciência e oferece serviços para escolas e para o público em geral. Atualmente, as atividades do EACC são realizadas no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro. O horário de atendimento ao público é de terça a quinta-feira, das 9h às 12h. Visitas de escolas devem ser agendadas com antecedência. Mais informações sobre as atividades do EACC estão disponíveis no site e no Instagram.

Fonte: Notícia do vale

Posts relacionados

Famílias de Juazeiro, Sobradinho e Uauá serão beneficiadas pela LBV com cestas de alimentos

Redação Remanso News

Juazeiro: Superlotação de serviços de saúde comprometem atendimentos

Redação Remanso News

Fantasmas da falta de comida assombram brasileiros sem carteira assinada que tiveram acesso vetado aos R$ 600

Redação Remanso News

Laboratório Itinerante: Prefeitura de Juazeiro divulga programação para os dias 10, 13 e 14 de julho

Redação Remanso News

Primeiro caso de Coronavírus COVID 19 é confirmado em Juazeiro

Redação Remanso News

Operação ‘Ameaça Fantasma’: PF cumpre mandados de prisão em Sento Sé e Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário