25.8 C
Remanso, BR
22 de junho de 2024
Remanso News
  • Home
  • Casa Nova
  • Presidente Do TJBA Reinaugura Fórum De Casa Nova E Inaugura Sala Passiva E Sala De Depoimento Especial
Casa Nova

Presidente Do TJBA Reinaugura Fórum De Casa Nova E Inaugura Sala Passiva E Sala De Depoimento Especial

Honrando o compromisso de modernizar o Judiciário e de aproximá-lo cada vez mais do cidadão, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, reinaugurou o Fórum de Casa Nova, Desembargador Manoel Viana de Castro, distante 574 quilômetros da capital baiana. Ocorrida na segunda-feira (22), a cerimônia foi marcada, também, pela inauguração da Sala Passiva e da Sala de Depoimento Especial. 

“Não se pode ter um Estado sem vida municipal”, disse, valendo-se de uma citação do Jurista Ruy Barbosa, o Chefe do Judiciário baiano. Em seu discurso de abertura, o Presidente rememorou o tempo em que exerceu a Advocacia na cidade de Casa Nova. Ao falar da Magistratura, prestou uma homenagem ao Juiz de Primeiro Grau: “Ele preside a audiência, conhece a realidade. Ele é o mais autêntico de todos os magistrados”, disse, diante de um salão lotado.

Na ocasião, o Presidente do TJBA refletiu sobre as entregas durante sua gestão e disse que, se perguntado sobre o que fez de bom, responderá: “não foram as obras, nem as melhorias remuneratórias de servidores e magistrados. Foi a democracia judiciária que construímos. Fitando a plateia, expressou a importância dos novos equipamentos entregues e deu boas vindas a todos.

A Sala Passiva é um espaço onde o cidadão acessa processos, obtém informações e participa de audiências, mediante a ajuda de um Facilitador.  Já a Sala de Depoimento Especial é um espaço onde crianças ou adolescentes vítimas ou depoentes de violência\crimes podem ser ouvidos.

Em seu pronunciamento, o Coordenador da Infância e Juventude do TJBA, Desembargador Salomão Resedá frisou: “Essa é 102ª Sala de Depoimento Especial. Tenho certeza de que a Desembargadora Cyntia Maria Pina Resende dará continuidade”, disse o Desembargador parabenizando o Chefe do Judiciário baiano e partilhando as expectativas em relação à futura gestão, que será chefiada pela Desembargadora Cyntia.  

Na ocasião, ele exibiu imagens de matérias que indicam aumento no número de denúncias de abuso sexual. Entre uma exposição e outra, fez um apelo: “Precisamos despertar a nossa atenção para os nossos filhos ou corremos o risco de perdê-los. E a sociedade sentirá as consequências dessa perda”, advertiu. 

A revitalização do Fórum de Casa Nova incluiu a troca de luminárias por modelos em LED mais sustentáveis; modernização dos aparelhos de ar-condicionado; revisão hidrossanitária; adequações de acessibilidade, instalação de piso tátil e banheiro PCD. As mudanças envolveram também alterações de layout de corredores, salão do Júri e cela, pintura geral do prédio, entre outras. 

Além disso, foram entregues 21 CPUs, 34 monitores, 3 scanners e 3 webcams, bem como a melhoria da velocidade de internet, com a instalação de links teledata de 200 MB por segundo. Cabe destacar que o TJBA, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), tem trabalhado para proporcionar, cada vez mais, tecnologia, conexão e acessibilidade aos jurisdicionados. Durante o biênio 2022/2024, 239 unidades, que representam 92% do total, foram atendidas com novas instalações de links de internet, beneficiando, de forma direta, 193 comarcas, o que significa 95% do total. 

Agradecimentos

“Vossa Excelência vai deixar a Presidência do Tribunal com mais prestígio do que quando entrou”, salientou fitando o Chefe do Judiciário baiano, o Presidente da Comissão de Memória do TJBA, representando a Corregedoria das Comarcas do Interior, Desembargador Cássio José Barbosa Miranda. Na oportunidade, frisou a inteligência e o amor do Presidente pelo trabalho, concluiu: “Sou seu admirador”. 

“É difícil a gente ver um Presidente, com tantas atribuições, estar presente e acompanhar a realidade local”, disse o 1º Vice-Presidente da Associação de Magistrados da Bahia (AMAB), Juiz Eldsamir Mascarenhas, elogiando a postura do Presidente Nilson Soares Castelo Branco em relação às entregas. Nas duas últimas semanas, o Chefe do Judiciário entregou novos equipamentos também em Belo Campo, Vitória da Conquista e Tanque Novo. 

De forma similar, o Prefeito do Município de Casa Nova, Wilker Oliveira Torres, agradeceu os reparos realizados. “Para nós, é uma alegria e satisfação receber uma nova casa da justiça totalmente reformada e revitalizada, própria para receber o povo. O Tribunal teve um olhar especial em reformar desde o telhado ao alicerce. Fico feliz pelo carinho e pela importância que deram a nossa cidade”. 

Entre os pronunciamentos, a Juíza Diretora do Fórum de Casa Nova, Rafaele Curvelo, reforçou que a gestão do Chefe do Judiciário baiano foi evidenciada pela transparência, pela valorização do 1º Grau e pelo comprometimento com a melhoria das estruturas das Comarcas do Interior. De forma contundente, registrou: “A gestão do Presidente Nilson foi marcada pelo resgate de ter orgulho de ser magistrado na Bahia, acredito que seja um sentimento de toda a magistratura”. 

Compuseram a Mesa de Solenidade, além dos já citados, a Promotora de Justiça da 13ª Promotoria de Juazeiro, Joseane Mendes Nunes; e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Casa Nova, Vereador Jonas Souza Amorim, representando o Presidente da instituição.
 
Integrando a Mesa Extensora, estiveram o Presidente da OAB Subseção Juazeiro, Rubnério Ferreira; o Diretor do Fórum da Comarca de Juazeiro, Juiz Vanderley Andrade de Lacerda; a Delegada de Polícia Civil, Coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil do interior de Juazeiro, Lígia Nunes de Sá; o Secretário de Administração do TJBA, Fabrício Nascimento Ferreira; a Assessora da Presidência do TJBA, Victoria Negreiro; entre outros.

#pracegover #pratodosverem/Fotos: Ascom TJBA

Publicidade

Posts relacionados

Casa Nova: Prefeito leva à periferia serviços emergenciais

Redação Remanso News

Secretário explica razões para Casa Nova não estar no mapa turístico brasileiro

Redação Remanso News

Casa nova amplia serviços de saúde às comunidades do interior

Redação Remanso News

Parceria entre Município e Estado garante 2 novas escolas estaduais para Casa Nova

Redação Remanso News

Aneel aprova duas PCHs para operação comercial de 36,6 MW, uma delas em Casa Nova

Redação Remanso News

Pesquisa histórica é realizada em Casa Nova para levantamento da dívida dos atingidos por barragens

Redação Remanso News

Deixe um comentário