29.7 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Petrolina
  • HU-Univasf Realiza Primeira Transmissão De Cirurgia Com Apoio Da Sociedade Brasileira De Cirurgia Torácica
Petrolina

HU-Univasf Realiza Primeira Transmissão De Cirurgia Com Apoio Da Sociedade Brasileira De Cirurgia Torácica

Faz parte do Programa Científico “SBCT vai até você”, que possibilitou também outro marco: a realização, pela primeira vez, da análise citopatológica ainda durante o procedimento

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu o Programa de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT). Na ocasião, aconteceu pela primeira vez, a transmissão de um procedimento do bloco cirúrgico para o auditório e para o público on-line, além da análise citopatológica realizada concomitantemente à cirurgia.

A iniciativa “SBCT vai até você”, percorre diversas regiões do país, visando a discussão e disseminação de conhecimentos e conceitos modernos na Oncologia Torácica, e contou com a participação de mais de 140 pessoas, presencialmente e on-line, incluindo membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e das equipes médica e multiprofissional do HU-Univasf, além de residentes.

Estiveram presentes no evento, o presidente da SBCT, Francisco Neto e o secretário científico da Sociedade, Daniel Bonomi. No primeiro dia, foi realizada a palestra “Como ser um cirurgião melhor na área de IA”, ministrada pelo médico J.J. Camargo, que destacou as características essenciais que os profissionais de saúde, especialmente cirurgiões, precisam desenvolver para oferecer um atendimento positivo e insubstituível ao paciente.

O segundo dia do evento contou com a participação de profissionais da cirurgia torácica nacional, com destaque para a transmissão simultânea de um procedimento do bloco cirúrgico para o auditório do HU e para os que participaram do evento de forma remota. Foram, ainda, abordados temas variados durante a discussão, incluindo cirurgia de traqueia, rastreamento do câncer de pulmão, desafios de atuação no SUS, neoadjuvância (tratamento administrado antes da cirurgia para retirada do tumor) e tratamento definitivo não cirúrgico.

“A realização da lobectomia superior esquerda representou um marco significativo para o HU-Univasf, sendo a primeira ressecção pulmonar por VATS, com fins oncológicos, na instituição. Essa abordagem minimamente invasiva não só proporciona um menor tempo de recuperação para o paciente, mas também um pós-operatório praticamente livre de dor”, explica o cirurgião torácico do HU-Univasf e organizador do evento na instituição, Luís Enrrique Maurera.

Interação entre especialidades

O gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Ricardo Santana, considera que o evento foi um marco histórico para a instituição, pois além da parceria com a SBCT, também foi possível realizar a integração entre profissionais de diferentes especialidades.

“Isso nos motiva muito, pois além desta conquista, podemos possibilitar que outros eventos como este aconteçam e fortaleçam o nosso hospital como referência no ensino, na geração de conhecimento e na formação de profissionais, especialmente na área da saúde, na região do Vale do Rio São Francisco”, destaca Ricardo Santana. A transmissão da cirurgia foi coordenada pela Unidade de E-saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, juntamente com a equipe da SBCT.

Análise citopatológica

Durante a cirurgia, que se tratou de um caso oncológico de tumor no pulmão, foi realizada a análise citopatológica do material biológico retirado do paciente. Esta foi a primeira vez que uma cirurgia no HU-Univasf contou com a participação da anatomia patológica durante o procedimento cirúrgico, o que se deu por conta da adequação do ambiente hospitalar para este tipo de integração entre as especialidades médicas.

“Do ponto de vista do ensino e da pesquisa, a interação das especialidades em questão é muito importante, porque qualifica ainda mais a assistência em saúde prestada aos nossos pacientes e ensinada aos nossos estudantes da Univasf. Isso nos deixa com a sensação de missão cumprida e de que a Ebserh faz a diferença na gestão dos hospitais universitários federais”, ressalta Ricardo.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente, Unidade de Comunicação Regional 10
Coordenadoria de Comunicação Social

Publicidade

Posts relacionados

Ação Mãos Solidárias leva apoio a dezenas de famílias em Petrolina

Redação Remanso News

Jiu-Jitsu de Casa Nova é destaque em Petrolina

Redação Remanso News

Abraço coletivo no Rio São Francisco e atividades de preservação marcam Dia do Meio Ambiente em Petrolina

Redação Remanso News

Prefeitura de Petrolina faz levantamento de público prioritário para vacinação contra o coronavírus

Redação Remanso News

Confira o que abre e o que fecha no feriadão do Natal em Petrolina e Juazeiro

Redação Remanso News

SENAI continua com inscrições abertas para cursos técnicos em Petrolina

Redação Remanso News

Deixe um comentário