25.6 C
Remanso, BR
22 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Lula inicia primeiro destino internacional de 2024
Geral

Lula inicia primeiro destino internacional de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silv inicia nesta quarta-feira, ao Cairo, na sua primeira viagem internacional do ano. O roteiro inclui compromissos no Egito, até amanhã, e Etiópia, entre 16 e 18. Durante a viagem, Lula deve se reunir com secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Também está prevista reunião com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.

No Egito, Lula terá reunião com o presidente Abdel Fattah al-Sisi na quinta-feira. O país foi um ator importante na retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza e ocupa um papel importante negociação de um acordo entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.

“O Brasil tem fortes relações históricas e culturais com o continente africano e devemos retomar o potencial dessa parceria”, afirmou Lula em rede social sobre a viagem.

O presidente também deve visitar as pirâmides e o Grande Museu do Egito, como fez há 20 anos, quando esteve pela primeira vez no país em seu primeiro mandato.

“Durante a visita, deverão ser tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina”, afirmou o Palácio do Planalto.

Como mostrou O Globo, Lula deve se colocar à disposição para ajudar solucionar a crise que começou em outubro de 2023 com o ataque do Hamas a Israel.

Na quinta-feira, há expectativa de assinatura de acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Também na quinta, Lula irá à Liga dos Estados Árabes para uma audiência com o secretário-geral da entidade, Ahmed Aboul Gheit. Também está prevista a participação dele no conselho de representantes da liga.

Agenda na Etiópia-Lula tem previsão de agendas de sexta-feira a domingo na capital da Etiópia, Adis Abeba.

Na capital etíope Lula vai participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.

O Globo

Publicidade

Posts relacionados

Através da web, mensagens enviadas pelo WhatsApp poderão ser apagadas

Redação Remanso News

Remanso: Pré-candidato Zé Filho (PSD-55) Recebe mais um apoio Dr.Alessandro Nunes presidente do (PV) Partido Verde

Redação Remanso News

Mulher recebe vacina antirrábica no lugar do seu cachorro

Redação Remanso News

Por conta da seca, Rio São Francisco praticamente desaparece em Xique-Xique

Redação Remanso News

Ladrão confessa que matou marinheiro para roubar celular e manda recado: “não se reage a assalto”

Redação Remanso News

Cantor Cristiano Neves é assaltado no interior de Caracol-PI após realizar shows município Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Deixe um comentário