25.7 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Lula inicia primeiro destino internacional de 2024
Geral

Lula inicia primeiro destino internacional de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silv inicia nesta quarta-feira, ao Cairo, na sua primeira viagem internacional do ano. O roteiro inclui compromissos no Egito, até amanhã, e Etiópia, entre 16 e 18. Durante a viagem, Lula deve se reunir com secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Também está prevista reunião com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.

No Egito, Lula terá reunião com o presidente Abdel Fattah al-Sisi na quinta-feira. O país foi um ator importante na retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza e ocupa um papel importante negociação de um acordo entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.

“O Brasil tem fortes relações históricas e culturais com o continente africano e devemos retomar o potencial dessa parceria”, afirmou Lula em rede social sobre a viagem.

O presidente também deve visitar as pirâmides e o Grande Museu do Egito, como fez há 20 anos, quando esteve pela primeira vez no país em seu primeiro mandato.

“Durante a visita, deverão ser tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina”, afirmou o Palácio do Planalto.

Como mostrou O Globo, Lula deve se colocar à disposição para ajudar solucionar a crise que começou em outubro de 2023 com o ataque do Hamas a Israel.

Na quinta-feira, há expectativa de assinatura de acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Também na quinta, Lula irá à Liga dos Estados Árabes para uma audiência com o secretário-geral da entidade, Ahmed Aboul Gheit. Também está prevista a participação dele no conselho de representantes da liga.

Agenda na Etiópia-Lula tem previsão de agendas de sexta-feira a domingo na capital da Etiópia, Adis Abeba.

Na capital etíope Lula vai participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.

O Globo

Publicidade

Posts relacionados

Inmet alerta sobre vento e chuvas intensas em diversas partes do país

Redação Remanso News

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Redação Remanso News

Tênis de LED é o ‘novo passo’ da moda

Redação Remanso News

Jéssica Rodrigues posa de maiô e questiona seguidores

Redação Remanso News

Prefeito consegue ampliação do horário dos caixas eletrônicos e funcionamento aos finais de semana do banco do brasil de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Remanso comemora 116 anos de emancipação política nesta terça-feira (09) de agosto

Redação Remanso News

Deixe um comentário