29.1 C
Remanso, BR
1 de maio de 2026
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Juazeiro 147 Anos – Meio Ambiente: Educação ambiental marca os 147 anos de Juazeiro com plantio de mudas no bairro Quidé
Juazeiro

Juazeiro 147 Anos – Meio Ambiente: Educação ambiental marca os 147 anos de Juazeiro com plantio de mudas no bairro Quidé

Como parte das comemorações pelos 147 anos da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA, e o Serviço de água e Saneamento Ambiental/SAAE, realizou, nesta sexta-feira (11), uma ação simbólica de plantio de mudas na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Quidé.

A iniciativa teve como protagonistas as crianças das escolas da rede municipal, que participaram ativamente do momento, reforçando o compromisso com a educação ambiental e a preservação da natureza.

A atividade integra o plano de arborização do município, uma meta estabelecida desde o início da atual gestão, que busca transformar Juazeiro em uma cidade mais verde, sustentável e acolhedora. Mais do que plantar árvores, a ação simboliza o plantio de vida, consciência e futuro. As unidades educacionais envolvidas – Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa e a EMEI Dilma Calmon Oliveira – proporcionaram às crianças um momento significativo de aprendizado e conexão com o meio ambiente, despertando nelas o senso de responsabilidade sobre os espaços que habitam.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes, a escolha da Avenida Nossa Senhora de Nazaré se deu pela importância do bairro e pela participação ativa da comunidade. “Essa é uma avenida de um bairro tradicional, com moradores muito cuidadosos. As próprias crianças da creche também pediram esse plantio. Estamos iniciando por aqui, mas o objetivo é arborizar toda a cidade com espécies nativas, como Ipê, Caraibeira e Juazeiro, tornando os espaços urbanos mais sombreados, bonitos e saudáveis”, destacou.

Durante o evento, as crianças plantaram mudas de árvores nativas e receberam orientações sobre o cuidado com o ambiente onde vivem. O gesto simbólico tem o propósito de cultivar, desde cedo, o senso de pertencimento e responsabilidade com os espaços públicos. Ana Sofia, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Guiomar Lustosa, expressou a alegria de participar da ação. “Achei muito legal e importante cuidar da natureza e eu vou continuar vindo aqui cuidar das plantas”, disse, orgulhosa.

A coordenadora pedagógica de uma das unidades, Maria Conceição Fernandes, reforçou a importância de experiências como essa na formação das crianças. “Já trabalhamos com a preservação ambiental na escola, e eles aprendem brincando, cuidando do jardim, regando. Essa vivência os faz entender que são parte do processo de crescimento das árvores e do cuidado com a cidade”, afirmou.

A ação também conquistou os moradores. Dona Maria José, por exemplo, elogiou a iniciativa e se comprometeu em ajudar nos cuidados com as árvores. “Achei ótimo. Valoriza nosso bairro. Já tentamos cuidar de outras mudas aqui, mas muitas foram destruídas. Espero que agora, com a ajuda das crianças e da comunidade, esse projeto vá adiante”, comentou.

A ação reforça que o aniversário de Juazeiro é também um momento de semear cuidado, consciência e pertencimento para o futuro.

Ascom PMJ

Posts relacionados

SESAU registra mais um caso positivo do novo coronavírus em Juazeiro

Redação Remanso News

Confira a programação de Missas do dia de finados em Juazeiro e Petrolina

Redação Remanso News

Eleições OAB: A Subsecção da OAB Juazeiro tem novo presidente

Redação Remanso News

Bahia oferta mais de 9 mil vagas para a educação profissional e tecnológica. Tem vagas para Juazeiro, confira:

Redação Remanso News

Experiência de agricultores/as de Juazeiro será destaque em televisão Chinesa

Redação Remanso News

Para Melhorar Condições Do Mercado Do Produtor De Juazeiro, Diretoria Segue Discutindo Novo Ordenamento Com Representantes De Diversos Setores

Redação Remanso News

Deixe um comentário