30.4 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • ANS suspende a comercialização de 70 planos de 11 operadoras
Bahia

ANS suspende a comercialização de 70 planos de 11 operadoras

650x375_suspensao-planos-operadoras-ans_1492423

Setenta planos de saúde de 11 operadoras foram suspensos para comercialização pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A medida passa a valer a partir da próxima quinta-feira, 19. A lista dos planos e operadoras penalizados ainda não foi divulgada pela Agência.

A suspensão ocorreu pelo desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. Segundo a ANS, neste 12º ciclo do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, a medida protege aproximadamente 580 mil beneficiários. No Brasil, há 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

“O beneficiário de um plano suspenso pela ANS não deve se preocupar, pois sua assistência será mantida e tende a melhorar, já que a suspensão da comercialização é uma ação preventiva que, ao impedir o ingresso de novos beneficiários no plano, permite que a operadora melhore seus processos e volte a prestar a assistência adequada em tempo oportuno”, ressaltou o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, José Carlos Abrahão.

A mediação de conflitos agiliza a solução de problemas do beneficiário de planos de saúde. Com a notificação, as operadoras são comunicadas diretamente pelo portal da ANS, em espaço próprio, onde acompanham as demandas. O prazo máximo para a adoção das medidas necessárias à solução da reclamação é de até 5 dias úteis em casos assistenciais e de até 10 dias úteis para não assistenciais. A contagem do prazo começa no primeiro dia útil seguinte à data da notificação.

Por outro lado, a ANS permitiu a reativação de 43 planos de saúde que estavam com a comercialização até então suspensa, pois houve comprovada melhoria no atendimento ao cidadão nos últimos três meses.

Desde o início do programa de monitoramento, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 890 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

suspensao-planos-operadoras-ans-brasil_1492419

Detalhamento

Das 11 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, 8 já tinham planos em suspensão no ciclo anterior, 3 operadoras não constam na última lista de suspensões e 1 tem o plano suspenso pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 13º ciclo.

Neste 12º ciclo, foram recebidas 13.921 reclamações no período de 19 de setembro a 18 de dezembro de 2014. No período avaliado, 88,25% dos conflitos foram resolvidos pela mediação feita pela ANS, via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

jornal atarde

Posts relacionados

Mesclando perfil técnico com “conceito político” do seu secretariado, Rui Costa afirma: “Que a Bahia continue sendo exceção no país”

Redação Remanso News

Rui costa defende união do nordeste para desenvolvimento da regiâo

Redação Remanso News

Enfermeira usa jegue para entregar kits na pandemia no interior da Bahia

Redação Remanso News

REVOLTA! Protestos de caminhoneiros contra aumento dos combustíveis trava rodovias na Bahia

Redação Remanso News

Estado divulga resultado provisório da 1ª etapa do concurso público para professor e coordenador pedagógico

Redação Remanso News

JUCEB e ACIAJ emitem comunicado aos contabilistas e ao empresariado

Redação Remanso News

Deixe um comentário