30.4 C
Remanso, BR
31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão
Geral

Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão

Ardor, secreção, vermelhidão e coceira nos olhos são os sintomas mais comuns da conjuntivite. A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. “Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada”, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. A infecção provoca bastante desconforto e atinge adultos e crianças, mas no período de férias, os pequenos acabam se contaminando com mais facilidade.

Passeios em lugares com grande aglomeração de pessoas é um dos programas prediletos das famílias nessa época do ano, mas é justamente nesse tipo de ambiente que a contaminação ocorre com maior facilidade, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. “Lugares públicos e fechados são mais propícios para a transmissão do vírus ou da bactéria; por isso, é importante sempre lavar as mãos. A higiene das mãos é muito importante para evitar a doença “, alerta o médico.

A conjuntivite pode ser controlada com antiinflamatórios, antibióticos ou anti-histamínico, dependendo do tipo de inflamação. Em alguns casos, quando há sangramento, o paciente deve se dirigir ao consultório onde o oftalmologista realizará uma limpeza do local. Os sintomas podem durar até 20 dias, principalmente se a conjuntivite for viral. “A conjuntivite viral é um pouco mais complicada e os sintomas demoram mais para desaparecer comparando com a conjuntivite bacteriana”, explica. Aos primeiros sinais da doença, a pessoa deve procurar orientação médica.

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um oftalmologista e evitar tomar remédios sem prescrição médica. Para evitar infecções secundárias ou de bactérias, a pessoa, principalmente criança, deve procurar uma colírio ou pomada indicada pelo médico.

Ascom Dom Malan

Posts relacionados

Educa Mais Brasil: Programas oferecem bolsas de estudo para estudar no exterior

Redação Remanso News

Doação de órgãos aumenta na Bahia, mas taxa de recusa familiar ainda é alta

Redação Remanso News

Ararinhas-azuis poderão ser retiradas da natureza em Curaçá para conter vírus

Redação Remanso News

Cirurgia para reconstrução facial de mulher espancada por ex-jogador ocorreu ‘com sucesso’, diz hospital

Redação Remanso News

‘Gripolé’: ambulante viraliza ao vender picolé em gripário de Salvador; veja vídeo

Redação Remanso News

Eleições 2016: partidos podem escolher candidatos a partir do dia 20 deste mês

Redação Remanso News

Deixe um comentário