29.5 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão
Geral

Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão

Ardor, secreção, vermelhidão e coceira nos olhos são os sintomas mais comuns da conjuntivite. A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. “Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada”, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. A infecção provoca bastante desconforto e atinge adultos e crianças, mas no período de férias, os pequenos acabam se contaminando com mais facilidade.

Passeios em lugares com grande aglomeração de pessoas é um dos programas prediletos das famílias nessa época do ano, mas é justamente nesse tipo de ambiente que a contaminação ocorre com maior facilidade, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. “Lugares públicos e fechados são mais propícios para a transmissão do vírus ou da bactéria; por isso, é importante sempre lavar as mãos. A higiene das mãos é muito importante para evitar a doença “, alerta o médico.

A conjuntivite pode ser controlada com antiinflamatórios, antibióticos ou anti-histamínico, dependendo do tipo de inflamação. Em alguns casos, quando há sangramento, o paciente deve se dirigir ao consultório onde o oftalmologista realizará uma limpeza do local. Os sintomas podem durar até 20 dias, principalmente se a conjuntivite for viral. “A conjuntivite viral é um pouco mais complicada e os sintomas demoram mais para desaparecer comparando com a conjuntivite bacteriana”, explica. Aos primeiros sinais da doença, a pessoa deve procurar orientação médica.

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um oftalmologista e evitar tomar remédios sem prescrição médica. Para evitar infecções secundárias ou de bactérias, a pessoa, principalmente criança, deve procurar uma colírio ou pomada indicada pelo médico.

Ascom Dom Malan

Posts relacionados

Vereadores de Pilão Arcado definem vinda para o PCdoB‏

Redação Remanso News

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes saúda os pais pela passagem da sua data

Redação Remanso News

Pagamento de boletos do Garantia Safra prorrogado até dia 30‏

Redação Remanso News

Na Atualidade, 71% Das Brasileiras Consideram Difícil Cuidar De Casa, Filhos E Trabalho Ao Mesmo Tempo, Diz Estudo

Redação Remanso News

Colisão entre carro e moto deixa vítima fatal na BR 235, Próximo ao parque de vaquejada em Remanso

Redação Remanso News

Parque Serra da Capivara perde verba do BNDES após inspeção da ANAC

Redação Remanso News

Deixe um comentário