29.2 C
Remanso, BR
3 de maio de 2026
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão
Geral

Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão

Ardor, secreção, vermelhidão e coceira nos olhos são os sintomas mais comuns da conjuntivite. A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. “Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada”, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. A infecção provoca bastante desconforto e atinge adultos e crianças, mas no período de férias, os pequenos acabam se contaminando com mais facilidade.

Passeios em lugares com grande aglomeração de pessoas é um dos programas prediletos das famílias nessa época do ano, mas é justamente nesse tipo de ambiente que a contaminação ocorre com maior facilidade, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. “Lugares públicos e fechados são mais propícios para a transmissão do vírus ou da bactéria; por isso, é importante sempre lavar as mãos. A higiene das mãos é muito importante para evitar a doença “, alerta o médico.

A conjuntivite pode ser controlada com antiinflamatórios, antibióticos ou anti-histamínico, dependendo do tipo de inflamação. Em alguns casos, quando há sangramento, o paciente deve se dirigir ao consultório onde o oftalmologista realizará uma limpeza do local. Os sintomas podem durar até 20 dias, principalmente se a conjuntivite for viral. “A conjuntivite viral é um pouco mais complicada e os sintomas demoram mais para desaparecer comparando com a conjuntivite bacteriana”, explica. Aos primeiros sinais da doença, a pessoa deve procurar orientação médica.

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um oftalmologista e evitar tomar remédios sem prescrição médica. Para evitar infecções secundárias ou de bactérias, a pessoa, principalmente criança, deve procurar uma colírio ou pomada indicada pelo médico.

Ascom Dom Malan

Posts relacionados

Ataque em escola de Sobral: polícia investiga tráfico de drogas como motivação do crime

Redação Remanso News

Educa Mais Brasil: Programas oferecem bolsas de estudo para estudar no exterior

Redação Remanso News

Situação Critica da barragem de Sobradinho será Discutida em Salvador

Redação Remanso News

Sensível com o problema de Malhadinha Prefeito reduz Tarifa Emergencial

Redação Remanso News

Campanha eleitoral deste ano permite postagens pagas nas redes sociais

Redação Remanso News

Agências da Caixa abrem mais cedo nesta segunda (13) para saques do FGTS

Redação Remanso News

Deixe um comentário