27.5 C
Remanso, BR
6 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Petrolina
  • Petrolina: Sintomas da mulher que morreu no HU, eram da gripe NH1N1, diz instituição
Petrolina

Petrolina: Sintomas da mulher que morreu no HU, eram da gripe NH1N1, diz instituição

A morte de uma mulher, identificada como Nadjilla Francilene Lopes Furtado, de 38 anos, na madrugada desta quinta-feira (06), em Petrolina, chama atenção para um possível caso da Gripe H1N1, na região.

De acordo com as informações, a assistente social estava internada há 14 dias no Hospital Universitário de Petrolina. Após o óbito, familiares optaram por realizar um exame particular no corpo de Nadjilla, que teria comprovado a causa da morte como sendo a Gripe H1N1.

O caso ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), mas em nota, o HU afirmou que o perfil da paciente era compatível com os sintomas do H1N1. A instituição também informou que “um laudo conclusivo ainda será emitido para confirmar a causa do óbito”.

A vítima era natural Marizópolis, região de Sousa, no Sertão da Paraíba.  O corpo de Nadjilla está sendo velado no centro catequético da Paróquia Santa Luzia, localizada na Cohab Massangano e o sepultamento será realizado nessa sexta-feira (07), na Paraíba.

Veja a nota do HU

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco – HU-Univasf/EBSERH informa que no dia 28 de maio recebeu paciente com quadro clínico compatível ao perfil sintomático de infecção pelo vírus influenza A-H1N1. Sendo assim, foram realizados os exames necessários visando confirmação da suspeita de contágio. Os resultados serão disponibilizados diretamente aos órgãos de vigilância epidemiológica municipal e estadual, com data prevista para o dia 16 de junho. A partir do laudo conclusivo, as secretarias municipal e estadual de saúde poderão tomar as providências cabíveis caso haja confirmação de infecção por vírus A-H1N1.

Outro caso

Em fevereiro deste ano, um homem de aproximadamente 50 anos, residente em Petrolina, foi o primeiro a morrer por gripe neste ano em Pernambuco. O dado foi divulgado Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A vítima morreu por influenza A não subtipada, ou seja, o exame laboratorial não detectou se o homem teve H1N1 ou H3N2.

Vacinação

De acordo com a coordenadora de imunização da Prefeitura de Petrolina, Mariana Araújo, as doses  da vacina que restaram após a campanha de imunização não estão sendo disponibilizadas para a população em geral. A vacinação continua apenas para o grupo prioritário e crianças que necessitam da segunda dose, ao contrário do que está acontecendo em outras cidades.

Ainda de acordo com ela, o Ministério da Saúde enviou ao município apenas doses especificamente para a campanha,  que encerrou na última sexta-feira (31), e que Petrolina não recebeu novas doses.

O Ministério da Saúde recomendou não abrir a vacinação para o público em geral se o estoque estiver baixo.

Preto no Branco

Posts relacionados

SENAI Petrolina entrega 211 profissionais ao mercado de trabalho regional

Redação Remanso News

Petrolina: Secretário rebate críticas de ex-prefeito Julio Lóssio: “A gente não pode ficar perdendo tempo com muito mimimi”

Redação Remanso News

Prefeitos do São Francisco participam de ato de apoio a Miguel Coelho

Redação Remanso News

Taxista é morto a facadas na zona rural de Petrolina; duas jovens são detidas suspeitas do crime

Redação Remanso News

Detentos da Penitenciária de Petrolina participam de torneio de futsal

Redação Remanso News

Menino de três anos morre após se engasgar com pirulito em Petrolina, PE

Redação Remanso News

Deixe um comentário