30.4 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Novos prefeitos vão herdar boa parte dos estragos da pandemia
Destaque

Novos prefeitos vão herdar boa parte dos estragos da pandemia

Dois mil e vinte, o ano da pandemia, está chegando ao fim com um detalhe singular: ninguém, entre os prefeitos, reclamou de dinheiro. A ajuda governamental com a ancoragem do estado de emergência facilitou a vida dos prefeitos e também em muitos casos plantou incertezas para o futuro.

O Ministério Público Federal avalia 1.298 denúncias de malversação, como compras superfaturadas, das quais 66 já resultaram em ações envolvendo 159 dos 417 municípios baianos.

Noutra ponta, Bolsonaro já avisou sobre a nova onda da Covid: se fecharem o comércio, não vai ter mais dinheiro. A ajuda atual vale até este mês. Ou seja, o doce acabou, embora a Assembleia tenha renovado ontem 319 decretos de calamidade pública, o que dá direito ao remanejo de verbas, a gosto.

Ano novo — Dos 417 prefeitos baianos, 187 são reeleitos e 230 novos. A previsão é que para estes a situação seja bem mais complicada. Ainda vão enfrentar um pedaço da pandemia, mas sem dinheiro. E o pior, em muitos casos com a prefeitura complicada pela herança maldita do antecessor.

Os novos prefeitos, ressalte-se, terão as receitas regulares que despencaram com a queda de arrecadação que a pandemia gerou. Ou seja, os municípios começarão o ano com receitas menores do que em janeiro deste.

É por aí que um advogado consultor da área municipalista diz que se agora na pandemia ninguém reclamou de dinheiro, 2021 vai começar com gritaria oposta.

Por Levi Vasconcelos / A Tarde

Posts relacionados

Campanha de vacinação contra Influenza começa dia 04 de maio em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Notícias da Cidade: Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta (31) em Remanso

Redação Remanso News

Prazo para municípios entrarem no Mapa Turístico da Bahia termina nesta quinta

Redação Remanso News

Previsão de chuvas pra Remanso, faz calor forte predominar na cidade

Redação Remanso News

PT já não descarta possibilidade de renúncia de Dilma

Redação Remanso News

Primeiro dia de invasão russa tem 137 ucranianos mortos e 316 feridos, diz presidente Zelensky

Redação Remanso News

Deixe um comentário