30.4 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Municípios de Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes tem descoberta de província de mineração diz CBPM
Destaque Pilão Arcado

Municípios de Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes tem descoberta de província de mineração diz CBPM

Descoberta recente da CBPM contribuirá para o desenvolvimento da mineração baiana

Em mais uma demonstração importante de capacidade técnica, a CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) anunciou, recentemente, a viabilidade de uma relevante descoberta capaz de contribuir, de maneira significativa, para o desenvolvimento da mineração: a Província Metalogenética do Norte do Estado da Bahia.

Resultante de extensos estudos realizados pela CBPM no ano passado, dentre os quais, o Levantamento Aerogeofísico, a descoberta desta nova província abrange a borda norte do Cráton de São Francisco, o que inclui municípios como, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, onde foram identificadas áreas com potencial para ferro-titânio-vanádio, níquel-cobre-cobalto, fosfato, ferro, ouro, metais base e terras raras.

Tamanha descoberta é de fundamental importância para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que compõem essa nova província, os quais podem ser beneficiados pela geração de emprego e renda. Outra boa notícia é que, futuramente, eles também passarão a contar com a arrecadação da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) – 60% do total da tributação.

“Estima-se que a área possa chegar a 100 quilômetros de extensão. A descoberta é fruto do importante e extenso trabalho desenvolvido na pesquisa mineral da CBPM garantindo ainda mais sucesso para a mineração da Bahia. Essa descoberta poderá transformar a Bahia no segundo estado mais bem colocado em produção mineral do Brasil”, destaca o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm.

Levantamento aerogeofísico

O Levantamento Aerogeofísico auxiliou a equipe de técnicos da CBPM para um melhor detalhamento das riquezas minerais presentes na região. Durante os trabalhos, foram descobertos cerca de 1,2 mil quilômetros quadrados de área, o que corresponde a mais de 6 mil quilômetros de dados aerogeofísicos. Um programa extensivo de sondagem para definir a real potencialidade da província será executado nos próximos dois anos.

A nova província descoberta pode chegar a uma área de 100 km de extensão, o que abrange municípios como Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes (Imagem: CBPM/Divulgação)

Potencial promissor

“Os quatro primeiros furos já realizados caracterizaram a presença de novos corpos/níveis de rochas ultramáficas acamadadas e sulfetadas, onde sobrepõem-se zonas com enriquecimento supergênicos de níquel, cobre e cobalto, mostrando que esta província é do mais alto potencial exploratório e uma das mais promissoras para o futuro da CBPM”, explica o diretor-técnico da CBPM, Rafael Avena.

Dotados da mais alta tecnologia disponível no mercado, os levantamentos aerogeofísicos executados pela CBPM utilizam sistemas aerotransportados eletromagnéticos no domínio do tempo/magnetométricos, em caráter de semidetalhe/detalhe, instalados em helicópteros. Eles são capazes de coletar diversos conjuntos de dados que auxiliam na descoberta de novos depósitos minerais e podem subsidiar novos programas de exploração para o Estado da Bahia.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, trata-se de uma das maiores descobertas da última década. “A chegada de mineradoras nessa região será um importante vetor de desenvolvimento para os municípios. Até porque as estatísticas do IBGE mostram que a chegada de uma mineradora sempre se traduz em significativo crescimento do IDH, PIB e PIB per capita do município minerador e seu entorno, além de ser o setor com o maior rendimento médio mensal do estado”, argumenta.

Liderança em pesquisa

A modernização da infraestrutura realizada nos últimos cinco anos pela CBPM foi imprescindível para as descobertas recentes. Nesse período, a empresa pública adquiriu equipamentos e reforçou o seu potencial tecnológico, o que inclui uma frota com 23 novos veículos, softwares modernos, magnometrômetro, espectrômetro, drones e outros itens, os quais contribuem para o avanço da mineração na Bahia.

De acordo com dados da ANM (Agência Nacional de Mineração), a Bahia foi o estado que mais investiu em pesquisa mineral nos anos de 2019 a 2021. Ao todo, foram mais de R$ 1,16 bilhão de investimentos públicos e privados – fases de autorização de pesquisa e lavra. Já ao longo do período 2010-2021 os aportes superaram a marca de R$ 2,3 bilhões, o que contribuiu, significativamente, para o sucesso da mineração baiana.

Minérios potenciais da nova província:

  • Ferro-titânio-vanádio;
  • Níquel-cobre-cobalto;
  • Fosfato;
  • Ferro;
  • Ouro;
  • Metais base;
  • Terras raras.

Fonte: CBPM

Publicidade

Posts relacionados

Haddad já tem 34% de potencial de votos, aponta pesquisa

Redação Remanso News

Kinho Barão tem Raízes Remansenses ele ira se apresentar nos Estados Unidos com a Banda Luxúria no Brazilian Day 2016

Redação Remanso News

PRF prende 148 pessoas e recupera 163 carros roubados“Operação Hircus II”

Redação Remanso News

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Casa Nova

Redação Remanso News

Precatórios do Fundef devem ser utilizados com manutenção e desenvolvimento do ensino

Redação Remanso News

MPF denuncia organização criminosa que fraudava licitações para desviar verbas da Saúde e da Educação na Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário