29.7 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Esportes
  • Site da olimpíada rio 2016 presta homenagem ao juazeirense lourival quirino
Esportes

Site da olimpíada rio 2016 presta homenagem ao juazeirense lourival quirino

Lourival Quirino: o sertanejo que nadou contra a corrente para dominar águas abertas
Por Elis Bartonelli
Natural de Juazeiro, no sertão baiano, atleta que treinava no rio São Francisco para competir no mar conduz a chama dos Jogos Rio 2016 em sua terra natal

W4z8Ib2B

Distante 511 km da capital Salvador, a cidade de Juazeiro, no interior da Bahia, é a terra natal de grandes personalidades brasileiras. Uma delas é Lourival Quirino, de 46 anos, que, mesmo nascido longe do mar, destacou-se nacionalmente como nadador de travessias em mar aberto. Cinco vezes campeão da Travessia Mar Grande Salvador, nesta quinta-feira (26), ele conduziu a tocha Olímpica pela sua cidade, sob gritos de incentivo de seus conterrâneos.

“Quando peguei a tocha, passou um filme na minha cabeça. Lembrei de quando comecei a nadar, do meu pai me ensinando, dos meus trabalhos. Vi que tudo isso valeu a pena”, conta.

A história de Lourival com as águas abertas começou bem cedo, quando ele tinha apenas 6 anos de idade. A proximidade com o rio – sua casa ficava a 50 metros do São Francisco – fez com que seu pai o ensinasse a nadar por medida de segurança. Aos poucos, ele foi tomando gosto pela natação e começou a treinar, com mais dez amigos, no próprio São Francisco.

A falta de condições financeiras para ir a um clube levou o grupo a correr atrás para aprender as técnicas e os hábitos fundamentais para se tornar um nadador profissional. Liderados por Jaílson de Souza, eles juntavam dinheiro para comprar livros que ensinavam a natação profissional. Aos 12 anos, entre uma técnica e outra usando objetos que não são próprios para o nado, Lourival já treinava força e condicionamento físico.

“Amarrávamos uma borracha no caiaque e a prendíamos com uma das pontas da corda. A outra ponta vinha para a cintura. Para fazer trabalho de braço, usávamos um pubol (acessório de natação) de isopor e uma câmara de ar. Enchíamos e a colocávamos entre as pernas. Muitos nadadores de Juazeiro ainda fazem isso”, lembra ele.

O cuidado com a alimentação também fazia parte da rotina dos adolescentes. O amigo Jaílson estudava sobre o assunto e preparava alimentos à base de leite de soja, como bolo, pão e mingau como suplemento alimentar. Treinando três horas por dia e cheio de determinação e preparo, Lourival ganhou sua primeira competição aos 15 anos, quando fez uma longa travessia do São Francisco a nado.

Em 1989, ele deu mais um importante passo na carreira: atravessou o mar grande de Salvador pela primeira vez. Foi aí que Lourival despertou a atenção do treinador Rogério Arapiraca. No ano seguinte, voltou à capital para treinar a convite dele. Mesmo acostumado com a água doce, o rapaz do sertão não estranhou o mar: “Descobrimos que, por eu ter treinado na água doce, a água do mar ficava mais leve. Isso porque no rio sempre treinávamos contra a correnteza. No mar eu fazia um tempo mais baixo do que quando nadava no rio, então levava vantagem”.

Lourival voltou a treinar no São Francisco para ganhar ainda mais fôlego. Treinava de janeiro a julho na sua cidade natal e de setembro a dezembro, em Salvador. Com as orientações de Rogério, ele foi se aperfeiçoando cada vez mais. Conquistou a travessia em mar grande novamente, nos anos 1990, 1991, 1994 e 1995, e começou a sair da Bahia para participar de campeonatos em diversos cantos do Brasil. Depois de nadar em Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ele viajou para disputar nos Estados Unidos, na Argentina e na Europa.

Passadas as maratonas de competições, decidiu dar um tempo na natação. Ficou 15 anos sem nadar, mas nunca deixou de praticar esportes. Pedalava, corria, fazia triatlo e não perdeu o pique. No ano passado, a saudade bateu e Lourival voltou a treinar. De cara, conquistou a Copa Brasil de Natação, quando competiu com um dos atletas que mais admira: o nadador Allan do Carmo.

“Conheci o Allan quando ele era criança, sempre o admirei muito. Nos encontrávamos em Salvador, porque as equipes eram próximas. Eu dizia para o pai dele que ele ia longe. E hoje ele vai participar dos Jogos Olímpicos”, vibra ele. A vida de atleta não impediu que Lourival completasse os estudos. Ele terminou o Ensino Médio em Juazeiro, mas só agora cursa o superior. É estudante de Educação Física em Juazeiro: “ Já treino uma equipe de natação. Quero me formar e dar continuidade ao projeto”.

Posts relacionados

Pai de Neymar diz que recebeu 40 milhões de euros após Barça ‘descumprir’ acordo

Redação Remanso News

Seleção Remansense vence seleção de Pilão Arcado pela 2ª rodada da Copa Velho Chico de Futebol Sub-21

Redação Remanso News

Com 16 clubes e mudanças na fase final, Paulistão tem grupos sorteados

Redação Remanso News

Camisas 10, Mbappé e Modric são candidatos a craque da Copa

Redação Remanso News

Neymar é cortado da seleção brasileira e está fora da Copa América

Redação Remanso News

Daniel Alves ganhará escultura em Juazeiro feita por artista plástico que esculpiu estátuas de João Gilberto e Carlos Drummond

Redação Remanso News

Deixe um comentário