32.3 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Aprovada redução da vazão do Rio São Francisco
Destaque Geral

Aprovada redução da vazão do Rio São Francisco

hidreletrica_de_Sobradinho

A quantidade de água liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco, será reduzida dos atuais 1.100 metros cúbicos por segundo (m3/s) para 1.000 m3/s. O novo patamar da vazão mínima foi aprovado hoje (17) pelo Grupo de Acompanhamento do São Francisco, formado por representantes de instituições como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A mudança ainda deverá passar pela avaliação da Diretoria Colegiada da ANA e, caso aprovado, valerá a partir da publicação de resolução no Diário Oficial da União. De acordo com a agência, os 1.000 m3/s só serão adotados nos períodos em que a demanda de energia for menor, para preservar mais água no reservatório. No ano passado, a vazão mínima havia sido reduzida de 1.300 m3/s para a 1.100 m3/s.

A nova vazão mínima valerá da meia-noite às 7h, de segunda a sábado, e durante todo o dia aos domingos e feriados. A medida considera os baixos níveis de chuvas e de vazão na Bacia do São Francisco, combinados com os baixos níveis de água armazenada nos reservatórios.

Presente na reunião, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, criticou a falta de um padrão nos pedidos do setor elétrico, bem como a visão do segmento, que só vê o rio como gerador de energia elétrica. Ele solicitou acesso ao relatório detalhado elaborado pelo Ibama, o qual se baseou para conceder a autorização na vazão menor do rio.
Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Reservatório de Sobradinho tem volume útil de 47% em agosto; menor índice no mesmo período ocorreu em 2017 durante seca

Redação Remanso News

Candidato do Enem é preso por engano durante prova no Recife: ‘A gente se prepara, tem um sonho e, de repente, uma falha acaba tudo’

Redação Remanso News

Se Câmara aprovar parecer, Neto fica impedido de disputar a eleição

Redação Remanso News

PT avalia ‘plano B’ após oficializar candidatura de Lula

Redação Remanso News

Ônibus clandestinos são apreendidos em São Raimundo Nonato trazendo 122 passageiros de SP para Remanso e região

Redação Remanso News

Remanso: Prefeitura faz a recuperação da passagem das Melosas

Redação Remanso News

Deixe um comentário