28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • PF deflagra operação contra fraude em fundos de pensão na BA
Brasil

PF deflagra operação contra fraude em fundos de pensão na BA

650x375_policia-federal-salvador_1664634

Policiais federais deflagraram nesta segunda-feira, 5, a “Operação Greenfield” para apurar fraudes contra os quatro maiores fundos de pensão do país: Funcef (de funcionários da Caixa), Petros (de empregados da Petrobras), Previ (de trabalhadores do Banco do Brasil) e Postalis (de trabalhadores dos Correios).

A ação acontece na Bahia (em Salvador e Ilhéus), São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal.

Foram expedidos 127 mandados judiciais: sete de prisão temporária, 106 de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva. Também foi autorizado o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas que são alvos da operação, no valor aproximado de R$ 8 bilhões.

Salvador

Cerca de 560 policiais federais participam da operação. Um dos locais alvo da ação em Salvador é um dos imóveis do prédio Yacht Privilege, na ladeira da Barra. São cumpridos um mandado de busca e apreensão e um de condução coercitiva na capital baiana.

Policiais federais também cumprem um mandado de busca e apreensão em Ilhéus, no interior da Bahia.

Investigação

De acordo com a Polícia Federal, o esquema foi descoberto após examinar 10 casos de déficits bilionários apresentados pelos fundos de pensão. Ao analisar os dados, descobriu-se que em oito situações foram realizados investimentos de forma temerária ou fraudulenta.

O esquema envolvia um núcleo empresarial, outro de dirigente de fundos de pensão, um de empresas avaliadoras de ativos e mais um de gestores e administradores dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs).

Atarde

Posts relacionados

Dilma organiza encontro com governadores do Nordeste para discutir CPMF

Redação Remanso News

Caixa começa a pagar abono salarial em poupança social digital

Redação Remanso News

WhatsApp fica fora do ar e preocupa usuários na Bahia no Brasil e em várias partes do Mundo

Redação Remanso News

STF começa a julgar fornecimento de remédios de alto custo pelo SUS

Redação Remanso News

Já está valendo a lei que dispensa os idosos de perícia periódica no INSS

Redação Remanso News

Verão deve ter chuva normal na maior parte do país, diz meteorologista

Redação Remanso News

Deixe um comentário