25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Uso de águas subterrâneas e aquíferos é tema do fórum das secas
Destaque

Uso de águas subterrâneas e aquíferos é tema do fórum das secas

Águas subterrâneas e aquíferos de Pernambuco: identificação e uso. Esse será o mote da palestra apresentada pelo especialista em aquíferos e águas subterrâneas, professor Waldir Duarte Costa, no Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas. O evento acontecerá em Recife.

O evento acontece na próxima segunda (13) e vai reunir lideranças empresariais, gestores governamentais e pesquisadores renomados para avaliar as reais perspectivas do uso racional desse recurso hídrico no Estado. “Temos poucos aquíferos no subsolo pernambucano e isso nos obriga a conhecê-los adequadamente e melhor utilizá-los de forma econômica e sustentável”, alerta o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra.

Atualmente, no Semiárido de Pernambuco, há uma exploração comercial do Aquífero do Moxotó no município de Ibimirim, com a produção de frutas e outras culturas. Em escala menor, o Aquífero de Fátima em Sertânia, é usado para consumo humano e atendimento a pecuária. Além desses, destacam-se os aquíferos litorâneos, amplamente utilizados para o consumo urbano na Região Metropolitana do Recife e, para o uso industrial, na cidade de Igarassu e municípios vizinhos.

A perspectiva é que produtores, técnicos e demais agentes tomadores de decisão inerentes ao setor agropecuário, conheçam e tenham acesso a ferramentas que permitam o gerenciamento, via internet, da estrutura dos aquíferos, do volume de bombeamento e as interações entre as águas subterrâneas e as águas circundantes, sempre com a preocupação da sustentabilidade desses mananciais.

Faepe

Posts relacionados

Loteamento Vivendas dos Pássaros, na saída pra Pilão Arcado

Redação Remanso News

Alegria e brilho nos olhos marcam entrega de cestas da LBV na Bahia

Redação Remanso News

Estado deposita dinheiro do Bolsa Presença para as famílias de estudantes nesta segunda

Redação Remanso News

Correios lança serviço alternativo de telefonia móvel; veja como funciona

Redação Remanso News

Utilidade Publica: Tombamento de imóveis o que você precisa saber

Redação Remanso News

Preso na Lava Jato, André Esteves bancou lua de mel de Aécio Neves

Redação Remanso News

Deixe um comentário