26.2 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Caixa Econômica lidera queixas de clientes
Brasil

Caixa Econômica lidera queixas de clientes

A Caixa Econômica teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%

RTEmagicC_332aab57c5.jpg

pós cinco meses de liderança do banco BMG, a Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar em dezembro no ranking de queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado mensalmente, foi publicado nesta quinta-feira (15) pelo Banco Central (BC).

A alteração na dinâmica ocorreu porque as reclamações contra o BMG passaram a ser contabilizadas no ranking dos bancos com menos de 2 milhões de clientes. Nesta lista, a instituição ocupou o quinto lugar entre as mais reclamadas. O BMG registrou 97 queixas em dezembro, e alcançou um índice de reclamações de 50,37%, de acordo com metodologia do BC.

Já a Caixa Econômica teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%. Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte ficou o Banrisul, com 40 queixas e índice de 10,3%. Em terceiro, o Santander, com 300 queixas e pontuação de 9,54%. Por fim, o HSBC teve 81 queixas e índice de 8%, e o Bradesco, 425 queixas e pontuação de 5,69%.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 654 queixas por este motivo em dezembro. Em segundo lugar, ficaram as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações, com 541 reclamações.

O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 262 registros. Por fim, descumprimento de prazo para responder reclamações e cobrança de tarifa por serviços não contratados ocuparam o quarto e quinto lugares, respectivamente com 135 e 127 queixas. No total, houve 3.333 queixas procedentes em novembro.

Agência Brasil

Posts relacionados

Piso salarial de professores terá aumento de 13,01% e irá a R$ 1.917,78

Redação Remanso News

CNJ cria auxílio-saúde para magistrados

Redação Remanso News

TCU aponta falhas do governo na crise hídrica e energética

Redação Remanso News

Prefeito Carlão do Feijão (PR) de Dirceu Arcoverde Continua no Cargo Com Liminar

Redação Remanso News

Bolsonaro cogita chapa com Magno Malta na vice para Presidência, diz colunista

Redação Remanso News

Brasil bate recorde de denúncias de trabalho escravo, diz ministério

Redação Remanso News

Deixe um comentário