28.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Esportes
  • Sedentarismo é fator de risco para doenças; que tal começar a correr?
Esportes

Sedentarismo é fator de risco para doenças; que tal começar a correr?

Vidro elétrico, elevador, escada rolante, máquina de lavar louça, controle remoto… A tecnologia facilita cada vez mais o cotidiano das pessoas e, consequentemente, pode torná-las mais sedentárias. Isso é agravado quando não há uma consciência da importância da atividade física regular.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade da população maior de idade é sedentária. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo órgão em dezembro de 2014. O estudo constatou que 46% dos brasileiros com mais de 18 anos não praticam nenhum tipo de atividade física.

O dado é alarmante visto que o sedentarismo é fator de risco primordial para doenças ou disfunções. “Pode desencadear sobrepeso, descontrole da pressão arterial, alterações do colesterol”, exemplifica o cardiologista Luiz Ritt. “Quem é sedentário tem um risco maior do que quem não é a ter doenças cardiovasculares, principalmente infarto e AVC”, destaca o médico.
Praticar uma atividade física regula

r não significa ter que se transformar em um atleta de ponta, ficar sarado ou reservar muitas horas por dia para manter a forma.

Sedentario-meia

               Corrida ou caminhada reduz os riscos de infarto e AVC (Foto: Roberto Abreu/arquivo correio)

“Não é necessário muito pra sair do sedentarismo, o primeiro passo é o mais difícil. E também não precisa virar nenhum atleta. Se fizer 150 minutos por semana de um exercício moderado já é suficiente”, orienta Luiz Ritt.
“Depende da faixa etária da pessoa, claro, mas uma caminhada de 50 minutos, três vezes por semana, já é interessante para um indivíduo em torno de 35 a 45 anos. Só em fazer isso, ele já tem uma redução de 14% do risco de ter infarto ou AVC”, ilustra.
Se você quer abandonar o sofá, a Meia Maratona Internacional Caixa da Bahia é um incentivo para deixar o sedentarismo pra trás. A competição tem três opções de percurso e um deles, o de 5km, é ideal para os atletas amadores que estão dando os primeiros passos na corrida de rua.
A prova será realizada no dia 14 de junho. Consultar um médico, se orientar com profissionais especializados e se preparar é fundamental antes de entrar no clima esportivo. Quem já está se preparando há mais tempo também pode optar pelas distâncias de 10km ou 21km. A largada é no Jardim dos Namorados.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até 10 de junho através do site. O valor é de R$ 84,90. Participantes acima de 60 anos pagam R$ 42,45. Assinantes do CORREIO têm 20% de desconto

correio

Posts relacionados

Contratos secretos mostram como CBF ‘vendeu’ a seleção brasileira a empresários

Redação Remanso News

Brasil bate Equador em teste para Mundial e garante 1º lugar

Redação Remanso News

Flamengo vence o Corinthians e segue na liderança do Brasileirão

Redação Remanso News

Haas anuncia Pietro Fittipaldi como piloto de testes na F1

Redação Remanso News

Na transição, lateral Moisés ainda é dúvida no Bahia

Redação Remanso News

Flamenguinho vence CRM na final e é Penta Campeão Remansense de Futebol

Redação Remanso News

Deixe um comentário