25.7 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Saúde é vida
  • 90% das mulheres retomam o hábito de fumar depois da gravidez. Motivo? Stress
Saúde é vida

90% das mulheres retomam o hábito de fumar depois da gravidez. Motivo? Stress

O stress ao cuidar de um bebê faz com que muitas mães voltem ao vício. O apoio do parceiro é fundamental para evitar as recaídas, diz estudo.

alx_lista-bebes-20100217-03_original

O stress de cuidar de um recém-nascido, associado a noites sem dormir, à pressão social e à ideia de que agora as mães não precisam mais proteger a criança dos malefícios do cigarro contribuem para que mães que haviam parado de fumar na gravidez voltem ao vício(iStockphoto/Getty Images)

—————————————————————————————————————————

Mulheres que pararam de fumar durante a gravidez estão mais propensas a voltar ao vício devido ao stress enfrentado após o nascimento do bebê. É o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, publicado nesta quinta-feira, no periódico científicoAddiction.

“Muitas mulheres param de fumar durante a gravidez, mas cerca de 90% delas voltam ao vício no primeiro ano após o nascimento do bebê. Nós queríamos entender o motivo e identificar formas de prevenção”, diz Caitlin Notley, principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade de East Anglia. “Além de prejudicar a saúde da mãe, o tabagismo pode afetar as crianças pela exposição à fumaça”.

Por meio da análise de mais de 1000 entrevistas realizadas com mulheres que tinham tido bebês, os pesquisadores descobriram que fatores como o stress de cuidar de um recém-nascido, associado a noites sem dormir contribuem para a recaída. Outro motivo: a maioria das mulheres para de fumar na gravidez com o objetivo de proteger o bebê dos malefícios do tabagismo e não por si mesmas. Nestes casos, as recaídas parecem quase inevitáveis.

Veja

Posts relacionados

Você tem algum distúrbio de ansiedade?

Redação Remanso News

Julho amarelo: mês de luta contra as hepatites virais

Redação Remanso News

Por que certas pessoas têm cárie mesmo escovando bem os dentes?

Redação Remanso News

2 receitas de café da manhã para dar energia ao seu treino

Redação Remanso News

Animais de estimação podem diminuir a depressão e prevenir hipertensão

Redação Remanso News

Cãibra pode ser sinal de Doença Arterial Obstrutiva Periférica

Redação Remanso News

Deixe um comentário