30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Recorde de vendas: é o que se pretende na Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões
Geral

Recorde de vendas: é o que se pretende na Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões

Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões pretende alcançar recordes de vendas em sua nona edição

Foto Feira PinhõesArquivo2 Feira Pinhões

O distrito de Pinhões, comunidade que tem sua economia voltada para agricultura de subsistência e que destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo, será palco de 29 a 31 de julho da IX Feira de Caprinos e Ovinos, uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceira com Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Curaçá – APROVRIC.

O evento tem se consolidado como uma alternativa viável no município, melhorando a cadeia em vários aspectos, que vai desde a comercialização (considerada um gargalo para o setor), aumento da alta estima do produtor, melhoramento genético e maior inserção dos jovens na atividade.

O distrito, localizado às margens da BR 235, a 72 km da sede do município de Juazeiro – BA, também tem evidenciado o seu potencial como área de alto potencial na produção de animais.

“Este ano estamos bem otimistas, acredito que teremos recordes de vendas com investidores de outras regiões como: empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes e futuros criadores. Além de tudo, teremos uma programação rica e diversificada”, declarou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.

Para o analista do Sebrae e coordenador do Programa Bioma Caatinga, Robério Araújo, Juazeiro está a passos largos na frente de muitos municípios da nossa região, porque há mais de 10 anos os Distritos são incentivados a realizarem as Feiras de comercialização e de integração produtiva das comunidades. Segundo Robério, começou em Massaroca e Pinhões, e hoje Juazeiro já realiza feiras nos distritos de  Juremal, Massaroca, Pinhões, Itamotinga e Maniçoba. E ainda de acordo com o coordenador do Bioma Caatinga, Carnaíba do Sertão e Junco/Salitre já manifestaram o interesse e buscam apoio para a realização de suas feiras de caprinos e ovinos. “Só quem viu lá atrás sabe a ascensão da melhoria do rebanho dessas regiões. Com o apoio do Poder Publico Municipal, que entendeu a necessidade, é que foi possível a manutenção desses importantes eventos para o desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura em nossa região” destacou Robério Araújo.

A Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões, que está em sua nona edição, proporciona a comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores, e oportunidades de negócios que engloba todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores. O evento conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, UNIVASF, Governo da Bahia, IRPAA, COOAFJUR, Mineração Caraíba, Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Policia Militar, Cesol, DNOCS, UNEB, STRJ, Rádio Juazeiro, Governo Federal e Programa Bioma Caatinga.

Programação:

Sexta-Feira – 29/07/2016

16 h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;

18h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;

19h – Abertura Oficial da Feira;

19h30 – Apresentação cultural – Quadrilha junina (Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza);

21h – Coquetel;

21h às 00h – Show musical.

 

Sábado – 30/07/2016

08h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

08h15 – Abertura do parque ao público para visitação;

08h30 – Primeira ordenha do torneio leiteiro;

10h – Palestra sobre a reforma previdenciária e crédito rural (STRJ)

17h30 – Segunda ordenha do torneio leiteiro;

16h às 00h- Show musical.

 

Domingo – 31/07/2016

08h30 – Terceira ordenha do torneio leiteiro;

08h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em consideração o sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;

10h – Premiação das categorias vencedoras;

17h às 22h- Show musical.

Josenaldo Rodrigues – Coapseri/Programa Bioma Caatinga

Posts relacionados

Município de São Raimundo Nonato receberá unidade do MPF

Redação Remanso News

Redação Remanso News

Deputado Zó cobra celeridade na obra da adutora de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Produtores do vale do São Francisco e Ana discutem os benefícios e impactos do dia do Rio

Redação Remanso News

Produtora de cinema selecionará equipe e elenco para série de ficção gravada em Petrolina

Redação Remanso News

Remanso: A Família ZF não para de crescer e o Pré-candidato Zé Filho (PSD-55) recebe apoio da Diretoria da colônia Z-41

Redação Remanso News

Deixe um comentário