30 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Sobradinho tem volume de água abaixo de 20% e pode comprometer abastecimento
Geral Sobradinho

Sobradinho tem volume de água abaixo de 20% e pode comprometer abastecimento

barragemsob

O volume de água da barragem de Barragem de Sobradinho tem caído vertiginosamente nos últimos meses e já está causando problemas no abastecimento de água, especialmente nas comunidades que usam as águas do rio São Francisco para consumo ou projetos de agricultura irrigada.

Os pivôs centrais que irrigam as grandes propriedades estão sendo desligados e há possibilidade do fornecimento de energia elétrica ser afetado se o volume continuar caindo muito. O reservatório da usina opera hoje com 19% de sua capacidade máxima e pode chegar a menos de 5% no fim de novembro, conforme as projeções feitas pelas autoridades da área energética.

Desde março, o volume de água que entra na represa tem ficado abaixo das quantidades já bastante críticas verificadas em 2015. Por causa disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a vazão de Sobradinho, que atualmente libera apenas 800 metros cúbicos por segundo de água para o curso do rio São Francisco. Em circunstâncias normais, o fluxo é de 1.300 m³/s.

Organizações ambientais e o comitê da bacia hidrográfica do São Francisco dizem que a operação prolongada de Sobradinho com vazões reduzidas traz o risco de salinização no rio, já que ele ficaria sem força suficiente para conter o avanço das águas do mar.

Terceiro maior lago artificial do planeta, com 4,2 mil quilômetros de área alagada, Sobradinho tem como uma de suas funções a regularização do volume de água que corre no Velho Chico.

Sobradinho contribui com  1,1 mil megawatts (MW) de capacidade instalada no fornecimento de energia elétrica, e a baixa vazão prejudica a geração da usina, mas a ONS descarta problemas e afirma que a geração de energia eólica já têm suprido quase metade da demanda no Nordeste e pode-se aumentar a transferência de outras regiões. Com informações do Valor Econômico

Bahia Econômica

Posts relacionados

Acidente em Salvador é considerado um dos piores do estado envolvendo embarcações

Redação Remanso News

Barquinhas terão aumento no preço da passagem a partir de 1º de dezembro

Redação Remanso News

Homem é operado para retirar tesoura esquecida há 18 anos

Redação Remanso News

Mulher recebe vacina antirrábica no lugar do seu cachorro

Redação Remanso News

Embaixador na Indonésia chega ao Brasil e tem reunião com governo

Redação Remanso News

Presidente do Constesf participa de Oficina Territorial sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar

Redação Remanso News

Deixe um comentário