25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • MPF aciona estado da Bahia para cessar interceptações telefônicas por setor da secretaria de segurança pública
Notícias

MPF aciona estado da Bahia para cessar interceptações telefônicas por setor da secretaria de segurança pública

Imagem Ilustrativa da Internet

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ajuizou nessa sexta-feira, 10 de março, ação civil pública, com pedido liminar, contra o Estado da Bahia, para obrigá-lo a cessar a realização interceptações telefônicas por meio de órgãos que não pertencem à estrutura da Polícia Judiciária e do Ministério Público (MP) — especialmente a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SI-SSP/BA). No pedido liminar, o órgão também requer à Justiça Federal a fixação de multa em caso de descumprimento.

Os procuradores da República Pablo Coutinho Barreto, Vanessa Gomes Previtera e Fábio Conrado Loula ressaltam que o objetivo da ação é garantir que a União não seja responsabilizada pela ilegalidade e cumpra tratados internacionais, ratificados pelo Brasil, que garantem o direito à investigação policial pelas autoridades competentes.

De acordo com o MPF, a Lei nº 9.296/96 “limitou à autoridade policial, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário a participação na constituição do acervo probatório proveniente de uma interceptação telefônica”. Contrariamente ao disposto na legislação federal, no Estado da Bahia, após o deferimento judicial, toda a fase de escuta de diálogos telefônicos, gravação das conversas em mídia e transcrições dos áudios é realizada pela Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Na ação, o MPF compara a ilegalidade com o caso “Escher e outros vs. Brasil”, ocorrido em 2000, quando o Brasil foi denunciado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos por violações semelhantes. Na ocasião, o país foi condenado a pagar, no total, cem mil dólares americanos de multa a cinco vítimas, por interceptações telefônicas que violaram as regras estabelecidas na Lei nº 9.296/96, e outras normas internacionais.

O MPF já havia recomendado, em janeiro deste ano, ao Delegado Geral da Polícia Civil na Bahia, Bernardino Brito Filho, a revogação do normativo que determina a operacionalização de interceptação de ligações telefônicas pela Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Cópias da recomendação também foram enviadas ao governador do Estado e ao Secretário de Segurança Pública, mas os termos do documento não foram acatados.

Confira a íntegra da ação.
Ascom MPF-BA

Posts relacionados

Detran aumenta taxas nesta quinta; primeira habilitação sobe de R$ 197,98 para R$ 205,50

Redação Remanso News

Veículo escolar pega fogo após ser abastecido em posto

Redação Remanso News

PM e Civil apreendem carro clonado em em Remanso e prendem indivíduo por receptação

Redação Remanso News

Adutora de Campo A. de Lourdes está com obras paralisadas há cinco dias

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Vereador Márcio do Vale é escolhido pré-candidato a vice de Mundoca

Redação Remanso News

Prefeitura de Pilão Arcado emite nota de esclarecimento sobre ter negado ambulância para paciente

Redação Remanso News

Deixe um comentário