30.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Ana e Chesf emitem notas desencontradas sobre a defluência em Sobradinho
Destaque Sobradinho

Ana e Chesf emitem notas desencontradas sobre a defluência em Sobradinho

Foto divulgação: Google

Informações desencontradas e emitidas pela ANA – Agência Nacional de Águas e Chesf –  Companhia Hidro Elétrica do São Francisco nesta segunda-feira (23) tem provocado enorme preocupação entre os produtores do Vale do São Francisco. A Ana informou que ocorrerá o primeiro aumento da defluência mínima de Sobradinho desde abril de 2013. Bacia do São Francisco passa por crise hídrica por conta da seca desde 2012.

Em reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco nesta segunda-feira, 23 de abril, foi decidido o aumento da defluência mínima do reservatório de Sobradinho (BA), maior da bacia do São Francisco, de 550m³/s para uma média diária de 600m³/s em média a partir de 1º de maio. Esta é a primeira elevação do volume de água liberado pelo reservatório desde abril de 2013, quando a Resolução ANA nº 442/2013 baixou a descarga mínima de 1300m³/s, utilizada em situação de normalidade, para 1100m³/s. A bacia hidrográfica passa por seca desde 2012, maior período contínuo do fenômeno já registrado na região.

A decisão se baseou no fato de que o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco – formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho e Itaparica (BA/PE) – está com 39,72% de seu volume útil, sendo que um ano antes o total acumulado era de 21,48%, menor percentual do histórico. No caso específico de Sobradinho, o volume útil atual é de 37,66%, o que representa uma reserva de 10.797 hectômetros cúbicos ou 10,797 milhões de metros cúbicos.

A autorização para a prática de 550 m³/s foi dada pela ANA por intermédio da Resolução ANA n° 1.291, de 17 de julho de 2017, e prorrogada por meio da Resolução n° 1.943, de 6 de novembro de 2017. Este foi o menor patamar médio já adotado em Sobradinho desde sua construção em novembro de 1979. Além da resolução da Agência, o IBAMA expediu à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), em 7 de agosto de 2017, a Autorização Especial nº 12/2017 para executar testes de redução da vazão defluente na hidrelétrica de Xingó (AL/SE) até o limite de 550m³/s.

Ocorre que na mesma data a Chesf emitiu um comunicado que vai haver uma elevação de defluência em Sobradinho para atendimento à navegação, por meio de pedido da empresa Rota das Águas Velho Chico.

Confira AQUI

Via Geraldo Jose

Posts relacionados

Sanfoneiro que estava desaparecido é encontrado próximo a Remanso

Redação Remanso News

Prefeituras de Remanso, Pilão Arcado, Campo A. de Lourdes, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e região recebem nesta quinta-feira, (10), primeiro repasse do FPM de janeiro de 2019, com alta de 19,87 %

Redação Remanso News

TSE mantém indeferimento do registro de candidatura de Isaac Carvalho que buscará novos recursos

Redação Remanso News

Município de Campo Alegre de Lourdes é acionado pelo MP em razão de gastos previstos para festa da padroeira

Redação Remanso News

Pilão Arcado sofre com descaso e abandono público

Redação Remanso News

MEC e FNDE divulgam orientações para distribuição da merenda escolar

Redação Remanso News

Deixe um comentário